Seguidores

sábado, 17 de dezembro de 2011

Trauma Psicológico



A palavra “trauma” provém do grego e significa “ferida”.
O Trauma Psicológico é um tipo de dano emocional, que ocorre como resultado de determinadas situações. Ele vem acompanhado de estresse e pode resultar em mudança fisiológica no cérebro, afetando o comportamento e o pensamento da pessoa.
Um evento traumático envolve uma experiência ou série de experiências repetidas que afetam a maneira da pessoa lidar com idéias e emoções envolvidas com aquela experiência, podendo às vezes durar semanas ou anos. O trauma acontece a partir de eventos variados, mas com aspectos comuns. Geralmente envolve o sentimento de completo desamparo diante de uma ameaça real ou subjetiva de integridade do corpo, da própria vida ou da vida de pessoas amadas. Um trauma pode violar as idéias da pessoa a respeito do mundo, causando extrema confusão e insegurança. Muitas vezes aparecem em decorrência de traição de pessoas ou de instituições, ou ainda como resultado de desilusão ou privação sofrida.
O trauma psicológico pode vir acompanhado de trauma físico ou existir de maneira independente. Há vários tipos de traumas psicológicos como abuso sexual, violência, ameaças, desafeto, desilusão, especialmente quando ocorrem na infância ou adolescência.
Eventos catastróficos como terremotos, enchentes, erupções vulcânicas, guerra ou outras formas de violência em massa também podem causar traumas psicológicos, assim como exposição à miséria durante longo tempo ou mesmo abuso verbal.
Entretanto, pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes em eventos similares; o mesmo evento pode ser traumático para uma pessoa e para a outra não. É importante destacar que muitos sintomas que surgem se desconectam da fonte que lhes deu origem, ficando difícil associá-los entre si.

Scott JohnsonOakland TribunePosted: 03/30/2011 12:00:00 AM PDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário