A FILOSOFIA MONTESSORIANA – Uma alternativa eficaz:
A Educação Montessoriana é voltada para a ação. Existe uma preocupação
com o domínio do corpo - auto-domínio - que é a capacidade de controlar o
movimento. Poderíamos, sem margem de dúvidas, afirmar que o trabalho
Montessoriano é todo MOVIMENTO. A criança se desloca para manipular
materiais sensoriais, de matemática, de linguagem, lúdicos…Desloca-se
para caminhar na linha de diversas formas, carregando objetos,
atividades que exigem grande controle e domínio e movimenta-se para
ficar em silêncio. Agindo sobre o meio, a criança se desenvolve e, a
liberdade para agir, é a característica mais marcante do processo.
O QUE É VIDA PRÁTICA?
É um momento indispensável dentro da Filosofia Montessoriana. Nele podemos observar o cotidiano da criança, sua relação com o meio: familiar ou escolar, resumindo sua própria vida, equilíbrio e firmeza na conquista de seus movimentos.
O ambiente ESCOLAR-FAMILIAR deverá transmitir segurança e dar idéia de ordem física, geradora de uma ordem mental. Tudo no ambiente deve ser estudado, controlado, experimentado, para que a criança adquira uma movimentação coerente, espelho de seu interior, desenvolvendo seu próprio instinto de vida e suas potencialidades.
PARA QUE SERVE A VIDA PRÁTICA?
De acordo com o próprio termo, estes exercícios se destinam a preparar a criança para a vida, possibilitando-lhe a independência e uma melhor organização interior.
OBJETIVOS:
-Desenvolver e aprimorar a coordenação motora ( controle dos movimentos );
-Estimular a atividade com vivo interesse ( motivação );
-Desenvolver a atenção e concentração;
-Possibilitar a liberdade de ação;
-Valorizar-se como pessoa, cuidando-se com carinho ( amor-próprio );
-Valorizar o ambiente e as coisas ( integração com o ambiente );
-Relacionar-se com os outros ( socialização ).
QUAIS AS ATIVIDADES PARA TRABALHAR OS EXERCÍCIOS DE VIDA PRÁTICA?
-Cuidados com o corpo – atividades de higiene: escovar os dentes, tomar banho, pentear-se, ensaboar-se e outras que favoreçam os hábitos higiênicos.
-Cuidados com o ambiente – atividades de limpeza em: sala de aula ( materiais e a própria escola ), banheiros ( da escola e de casa ), parques, casa ( seu próprio quarto ) e outras atividades que propiciem a higiene do ambiente em que vive.
-Cuidados com o vestuário – exercícios práticos que favoreçam o vestir-se, calçar-se, pentear-se, e consequentemente tornando a criança mais independente para lidar com seus pertences.
-Cuidados com utensílios da cozinha – atividades que contemplem o universo da copa e cozinha ( sua higiene, cuidados e forma de utilização ), e a preparação do LANCHE COLETIVO ( arrumação da mesa, divisão das tarefas na confecção do lanche ).
-Cuidados com o jardim – atividades envolvendo a importância e os cuidados com a vegetação, com o meio-ambiente, procurando conscientizar a criança sobre importância das plantas para o homem ( o que ela fornece para o homem: oxigênio e alimento ).
LANCHE COLETIVO – Uma atividade de Vida prática!
Dentro da Filosofia Montessoriana é uma atividade que pode ser realizada periodicamente, ou seja, em nossa Escola, mensalmente. O seu planejamento é realizado junto com as crianças e variam a cada turma. Normalmente, os objetivos dessa proposta de atividade estão integrados a : Educação do Sentidos, que seria experimentar e comparar sabores, descobrir novos sabores bem como refiná-los; Educação dos Movimentos, que seria a oportunidade de utilizar talheres e utensílios domésticos, copeiragem, usar aparelhos elétricos e regras de etiqueta à mesa; Vocabulário, para saber o nome dos alimentos, a sua classificação ( verduras, frutas), sua origem (animal, vegetal ou mineral), pratos típicos, valor nutritivo entre outras; Atividades Correlatas em sala de aula, onde a professora trabalha Caixas de Reconhecimento, Livros, Murais, Caixas de leitura, relacionar quantidades (nº de pratos, garfos, pesos, etc.), pesquisa de comidas regionais entre outras.
A participação do aluno é um exercício preparatório para a vida, quer seja na autonomia da preparação de todo ambiente, no refinamento dos movimentos (para cortar, espremer, versar, etc.), na confecção do lanche e, sobretudo, para proporcionar a experiência da nutrição!
O QUE É VIDA PRÁTICA?
É um momento indispensável dentro da Filosofia Montessoriana. Nele podemos observar o cotidiano da criança, sua relação com o meio: familiar ou escolar, resumindo sua própria vida, equilíbrio e firmeza na conquista de seus movimentos.
O ambiente ESCOLAR-FAMILIAR deverá transmitir segurança e dar idéia de ordem física, geradora de uma ordem mental. Tudo no ambiente deve ser estudado, controlado, experimentado, para que a criança adquira uma movimentação coerente, espelho de seu interior, desenvolvendo seu próprio instinto de vida e suas potencialidades.
PARA QUE SERVE A VIDA PRÁTICA?
De acordo com o próprio termo, estes exercícios se destinam a preparar a criança para a vida, possibilitando-lhe a independência e uma melhor organização interior.
OBJETIVOS:
-Desenvolver e aprimorar a coordenação motora ( controle dos movimentos );
-Estimular a atividade com vivo interesse ( motivação );
-Desenvolver a atenção e concentração;
-Possibilitar a liberdade de ação;
-Valorizar-se como pessoa, cuidando-se com carinho ( amor-próprio );
-Valorizar o ambiente e as coisas ( integração com o ambiente );
-Relacionar-se com os outros ( socialização ).
QUAIS AS ATIVIDADES PARA TRABALHAR OS EXERCÍCIOS DE VIDA PRÁTICA?
-Cuidados com o corpo – atividades de higiene: escovar os dentes, tomar banho, pentear-se, ensaboar-se e outras que favoreçam os hábitos higiênicos.
-Cuidados com o ambiente – atividades de limpeza em: sala de aula ( materiais e a própria escola ), banheiros ( da escola e de casa ), parques, casa ( seu próprio quarto ) e outras atividades que propiciem a higiene do ambiente em que vive.
-Cuidados com o vestuário – exercícios práticos que favoreçam o vestir-se, calçar-se, pentear-se, e consequentemente tornando a criança mais independente para lidar com seus pertences.
-Cuidados com utensílios da cozinha – atividades que contemplem o universo da copa e cozinha ( sua higiene, cuidados e forma de utilização ), e a preparação do LANCHE COLETIVO ( arrumação da mesa, divisão das tarefas na confecção do lanche ).
-Cuidados com o jardim – atividades envolvendo a importância e os cuidados com a vegetação, com o meio-ambiente, procurando conscientizar a criança sobre importância das plantas para o homem ( o que ela fornece para o homem: oxigênio e alimento ).
LANCHE COLETIVO – Uma atividade de Vida prática!
Dentro da Filosofia Montessoriana é uma atividade que pode ser realizada periodicamente, ou seja, em nossa Escola, mensalmente. O seu planejamento é realizado junto com as crianças e variam a cada turma. Normalmente, os objetivos dessa proposta de atividade estão integrados a : Educação do Sentidos, que seria experimentar e comparar sabores, descobrir novos sabores bem como refiná-los; Educação dos Movimentos, que seria a oportunidade de utilizar talheres e utensílios domésticos, copeiragem, usar aparelhos elétricos e regras de etiqueta à mesa; Vocabulário, para saber o nome dos alimentos, a sua classificação ( verduras, frutas), sua origem (animal, vegetal ou mineral), pratos típicos, valor nutritivo entre outras; Atividades Correlatas em sala de aula, onde a professora trabalha Caixas de Reconhecimento, Livros, Murais, Caixas de leitura, relacionar quantidades (nº de pratos, garfos, pesos, etc.), pesquisa de comidas regionais entre outras.
A participação do aluno é um exercício preparatório para a vida, quer seja na autonomia da preparação de todo ambiente, no refinamento dos movimentos (para cortar, espremer, versar, etc.), na confecção do lanche e, sobretudo, para proporcionar a experiência da nutrição!
pesquei na net
Nenhum comentário:
Postar um comentário