Seguidores

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

2-O drama de Brian Wilson


O drama de Brian Wilson
Ascensão, queda e retorno do líder dos Beach Boys mostram a importância das funções executivas do cérebro para a criatividade.
por Brian Levine


O papel dos lobos frontais
Doenças mentais progressivas como a de Brian Wilson levam à deterioração da função executiva do cérebro - a capacidade dos lobos frontais de planejar, coordenar e executar ações complexas, de forma semelhante ao trabalho do diretor de uma empresa. A definição precisa da função executiva cerebral e sua influência sobre o comportamento ainda são motivos de debate entre os neurocientistas. Mas o caso de Wilson fornece ótimas pistas. Trinta anos depois, ele ressurge saudável, de volta aos palcos. Sua história dramática mostra a importância da função executiva não apenas para a criatividade, mas também para a capacidade de lidar com o cotidiano. Com ele aprendemos que tratamento e apoio adequados, tanto psiquiátrico quanto familiar, podem criar mecanismos importantes de compensação.

Os lobos frontais organizam uma série de funções cognitivas superiores que controlam processos de níveis mais baixos, o que permite transformar um amontoado confuso de peças de quebra-cabeça em um todo coerente. Pense no planejamento de uma longa viagem. O "diretor" do cérebro, que trabalha nos lobos frontais, coloca em seqüência e prioriza diversas etapas de execução e cria um plano para atingir o objetivo que inclui opções para serem usadas apenas em caso de mudança ou problemas.

Como os lobos frontais interagem com diversos sistemas e estruturas cerebrais, as funções executivas são muito sensíveis a doenças do cérebro, distúrbios psiquiátricos e abuso de drogas. Apesar disso, seu papel primordial e suas vulnerabilidades ainda não são tão bem compreendidas ou reconhecidas como outras capacidades mentais, como memória e percepção, mais facilmente avaliadas em laboratório. Além do mais, por serem mais requisitadas em situações novas e não estruturadas, pacientes com disfunções executivas geralmente parecem normais quando submetidos a testes neurológicos e psicológicos de rotina. Por isso esses distúrbios costumam não ser diagnosticados mesmo em pessoas muito comprometidas.

As inovações musicais de Pet Sounds coincidiram com o início da psicose de Wilson, caracterizada pelo "afrouxamento" das conexões entre as idéias. (Não conversei com ele nem vi sua ficha médica, mas muitas fontes convergem para uma descrição que especialistas reconheceriam como psicose. Algumas delas são os livros autorizados The Beach Boys, de David Leaf, e The nearest faraway place: Brian Wilson, the Beach Boys, and the Southern California experience, de Timothy White; documentários como A&E biography; entrevistas com o próprio Wilson, como a de Larry King Live, em 2004.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário