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quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Só para relembrar- MOTRICIDADE FINA



MOTRICIDADE FINA: a coordenação visuomanual representa atividade mais freqüente e mais comum no homem, a qual atua para pegar um objeto e lançá- lo, para escrever, desenhar, recortar, pintar, resulta em um conjunto: olho/objeto/mão. A escrita guiada pela visão consiste em uma organização de movimentos coordenados para reproduzir as formas e os modelos; constitui uma praxia motora.

MOTRICIDADE GLOBAL: O movimento motor global é um movimento sinestésico, tátil, labiríntico, visual, espacial, temporal; o que é educativo na atividade motora é o controle de si mesmo, obtido pela qualidade do movimento executado, da precisão e da maestria de sua execução (Rosa Neto, p.17, 2002).

EQUILIBRIO: A postura está estruturada sobre o tônus muscular (músculos esqueléticos sadios, os quais constituem a base da postura, apresentam uma leve contração sustentada). O equilíbrio é o estado de um corpo quando forças distintas que atuam sobre ele se compensam e anulam-se mutuamente.

 IMAGEM - ESQUEMA CORPORAL: conceitos em cima, embaixo, na frente, atrás, esquerdo, direito, alto, baixo, grande, pequeno, maior, menor, postura, equilíbrio, experiências táteis, sensações, permitirão o desenvolvimento do equilíbrio corporal e do freio inibitório, ou seja, capacidade de dominar atos motores de acordo com as delimitações impostas pela folha de papel, ou pelos contornos de um desenho, ou pelo ambiente. A criança que não consegue desenvolver a imagem corporal poderá ter problemas na orientação espacial, temporal, na aquisição de conceitos, equilíbrio e, ainda em escrever obedecendo aos limites de uma folha.

LATERALIDADE: é o uso preferencial de um lado do corpo para a realização das atividades: olho, ouvido mão e pé.

CONHECIMENTO DE DIREITA E ESQUERDA: permite a criança distinguir o lado direito e esquerdo podem implicar em dificuldade em relação à leitura e escrita, já que nossa sociedade a leitura e escrita realizam-se no sentido esquerdo para direita, escrita em espelho, com rotação de letras, palavras ou números, confusões na orientação espacial, na discriminação das letras quanto à posição espacial, trocas de d/ b, p/q.

ORGANIZAÇAO ESPACIAL: perceber as posições que os objetos ocupam ter seu corpo como referencia; as crianças que não tem esses conceitos definidos podem apresentar dificuldades em respeitar a ordem e sucessão das letras nas palavras e das palavras nas frases, incapacidade de locomover os olhos durante a leitura, obedecendo ao sentido direto/esquerdo, e salto de uma ou mais linhas; na escrita não respeitam a direção horizontal do traçado, os limites da folha, dificuldade na organização do material, indecisões quando tem de desviar de um obstáculo.

ORGANIZAÇAO TEMPORAL: engloba conceitos temporais de duração e sucessão de fatos: ontem, hoje, amanha, dias da semana, meses, anos, horas, estações do ano; a ausência deste pré-requisito pode causar dificuldade na pronúncia, na escrita de palavras, trocando a ordem das letras ou invertendo-as, dificuldade na retenção de uma serie de palavras dentro da mesma sentença, de uma série de idéias dentro de uma historia, ma utilização de tempos verbais, problemas de correspondência dos sons com as respectivas letras que os representam, principalmente no ditado.

 RITMO: relaciona-se ao fator de percepção do tempo: com duração e sucessão das musicas e suas pausas; a falta desta habilidade pode ser a causa de uma leitura lenta e silabada, a ma pontuação e entonação durante a leitura de um texto, em relação à escrita, observa-se o não respeito pelos espaços em branco entre as palavras, ocasionando omissões ou adições de silabas e falhas na acentuação.

LINGUAGEM ORAL: envolve a prolação ou pronuncia; vocabulário e sintaxe oral. A linguagem oral é uma etapa anterior a escrita. A criança com dificuldade em pronunciar as palavras poderá encontrar obstáculos no aprendizado da leitura e escrita.

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