Os transtornos de esquema corporal subdividem-se em dois grupos:
1-os
transtornos referentes ao conhecimento e representação mental do
próprio corpo :
2- os transtornos referentes a utilização do corpo
(orientação no próprio corpo e uma inadequada utilização do corpo em
relação ao espaço em redor).
É no segundo tipo onde se encontram a maioria dos problemas. isto poderá estar relacionado com as primeiras relações afetivas da criança com seu ambiente.
Dentro deste grupo de transtornos, é possível distinguir:
asomatognosia: a criança é incapaz de reconhecer e mostrar no seu corpo alguma de suas partes. por exemplo, na agnosia digital a criança não é capaz de reconhecer, mostrar nem mover os dedos de sua própria mão ou de outra pessoa.
transtornos da lateralidade: estes transtornos são causa de alterações na estruturação espacial e, consequentemente, na leitura/escrita. são exemplo disso a lateralidade contrariada, a lateralidade cruzada e o ambidestrismo.
1. exercício
este exercício de esquema corporal é um exercício de psicomotricidade que pretende trabalhar o reconhecimento das partes essenciais do corpo. diga à criança os seguintes nomes das partes do corpo humano: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. a criança mostra em si mesma a parte mencionada anteriormente, repetindo corretamente o nome. numa primeira fase o exercício deverá ser realizado de olhos abertos, numa segunda fase de olhos fechados.
2. exercício
neste exercício de esquema corporal a criança deverá reconhecer, em complemento ao exercício 1, as partes do rosto: nariz, olhos, boca, queixo, sobrancelhas e ouvidos. deverá também reconhecer o pulso, o dedo maior e o dedo menor, com os braços apoiados sobre uma mesa. deverá ser ensinado à criança os nomes dos dedos pedindo que ela levante um a um repetindo os respectivos nomes.
3. exercício
este exercício de esquema corporal é para ser realizado com a criança em pé ou sentada (exercício 3) e com a criança deitada (exercício 4). pretende-se trabalhar com os olhos. em pé ou sentado a criança acompanha com os olhos a trajetória de um objeto que se desloca no espaço, mas sem mexer a cabeça.
4. exercício
fazer com que a criança tome consciência da existência dos rins. deitada com as pernas estendidas e as mãos sobre os rins a criança dobra os joelhos e encosta-os no peito. conversar com a criança acerca da parte do corpo que se apoia com força sobre suas mãos – os rins.
5. exercício
este exercício de esquema corporal pretende automatizar a noção de direita e esquerda. numa primeira fase deve ensinar-se à criança, através de exemplificação no seu próprio corpo, qual a sua direita e qual a sua esquerda.
após dominar este conceito realizar este exercício por etapas:
• fechar com força a mão direita;
• fechar com força a mão esquerda;
• levantar o braço direito;
• levantar o braço esquerdo;
• bater o pé esquerdo;
• bater o pé direito;
• mostrar o olho direito;
• mostrar o olho esquerdo;
• mostrar a orelha direita;
• mostrar a orelha esquerda;
• levantar a perna esquerda;
• levantar a perna direita.
inicialmente, deve a criança deve ter os olhos abertos, mas quando já tiver dominado o exercício repetir, mas com os olhos fechados.
6. exercício
este exercício de esquema corporal deverá ser realizado por último, após os exercícios 1, 2,3/4 e 5. pretende-se que a criança localize elementos na sala de aula, na sala de casa, no seu quarto ou até mesmo no exterior. assim, a criança deverá dizer de que lado está a porta, a janela, a mesa da sala de aula, etc em relação a si mesma. é muito importante que durante a realização do exercício, a criança não cruze os braços, porque isso dificulta a sua orientação espacial.
É no segundo tipo onde se encontram a maioria dos problemas. isto poderá estar relacionado com as primeiras relações afetivas da criança com seu ambiente.
Dentro deste grupo de transtornos, é possível distinguir:
asomatognosia: a criança é incapaz de reconhecer e mostrar no seu corpo alguma de suas partes. por exemplo, na agnosia digital a criança não é capaz de reconhecer, mostrar nem mover os dedos de sua própria mão ou de outra pessoa.
transtornos da lateralidade: estes transtornos são causa de alterações na estruturação espacial e, consequentemente, na leitura/escrita. são exemplo disso a lateralidade contrariada, a lateralidade cruzada e o ambidestrismo.
exercícios: esquema corporal
1. exercício
este exercício de esquema corporal é um exercício de psicomotricidade que pretende trabalhar o reconhecimento das partes essenciais do corpo. diga à criança os seguintes nomes das partes do corpo humano: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. a criança mostra em si mesma a parte mencionada anteriormente, repetindo corretamente o nome. numa primeira fase o exercício deverá ser realizado de olhos abertos, numa segunda fase de olhos fechados.
2. exercício
neste exercício de esquema corporal a criança deverá reconhecer, em complemento ao exercício 1, as partes do rosto: nariz, olhos, boca, queixo, sobrancelhas e ouvidos. deverá também reconhecer o pulso, o dedo maior e o dedo menor, com os braços apoiados sobre uma mesa. deverá ser ensinado à criança os nomes dos dedos pedindo que ela levante um a um repetindo os respectivos nomes.
3. exercício
este exercício de esquema corporal é para ser realizado com a criança em pé ou sentada (exercício 3) e com a criança deitada (exercício 4). pretende-se trabalhar com os olhos. em pé ou sentado a criança acompanha com os olhos a trajetória de um objeto que se desloca no espaço, mas sem mexer a cabeça.
4. exercício
fazer com que a criança tome consciência da existência dos rins. deitada com as pernas estendidas e as mãos sobre os rins a criança dobra os joelhos e encosta-os no peito. conversar com a criança acerca da parte do corpo que se apoia com força sobre suas mãos – os rins.
5. exercício
este exercício de esquema corporal pretende automatizar a noção de direita e esquerda. numa primeira fase deve ensinar-se à criança, através de exemplificação no seu próprio corpo, qual a sua direita e qual a sua esquerda.
após dominar este conceito realizar este exercício por etapas:
• fechar com força a mão direita;
• fechar com força a mão esquerda;
• levantar o braço direito;
• levantar o braço esquerdo;
• bater o pé esquerdo;
• bater o pé direito;
• mostrar o olho direito;
• mostrar o olho esquerdo;
• mostrar a orelha direita;
• mostrar a orelha esquerda;
• levantar a perna esquerda;
• levantar a perna direita.
inicialmente, deve a criança deve ter os olhos abertos, mas quando já tiver dominado o exercício repetir, mas com os olhos fechados.
6. exercício
este exercício de esquema corporal deverá ser realizado por último, após os exercícios 1, 2,3/4 e 5. pretende-se que a criança localize elementos na sala de aula, na sala de casa, no seu quarto ou até mesmo no exterior. assim, a criança deverá dizer de que lado está a porta, a janela, a mesa da sala de aula, etc em relação a si mesma. é muito importante que durante a realização do exercício, a criança não cruze os braços, porque isso dificulta a sua orientação espacial.
referência bibliográfica:
http://www.espacoaprendizagem.info/transtornos-de-esquema-corporal/
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