Seguidores

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Anoxia



Anoxia é a ausência do oxigênio no cérebro e acontece principalmente na hora do parto. São segundos durante o parto que podem gerar diversos problemas de aprendizagem. (Hipóxia é a diminuição de oxigenação). A causa da anoxia deve-se aos partos complicados, demorados, quando ocorre a interrupção do fluxo sanguíneo ou obstrução das vias aéreas do recém-nascido e quando ocorre a apnéia.

Geralmente o bebê passa pelo "índice de APGAR", que mede a saúde do recém-nascido e vê a necessidade de acompanhamento médico. É feito duas vezes, a primeira quando o recém-nascido tem um minuto de vida e depois com cinco minutos.
Nesse índice é avaliado a frequência cardíaca (batimentos por minuto), a respiração, tônus muscular (contração do músculo em repouso), reflexos e a cor da pele. Cada item citado recebe uma nota de 0 a 2, as quais são somadas para obter o resultado.

Quando somados os itens o ideal é o total de 10 pontos, porém a nota 8 e 9 também são boas e indicam que a criança está em um ótimo estado. Somados de 5 a 7, consideram o estado como regular, talvez a criança precisará de ajuda de aparelhos para respirar. As notas somadas menos de 5 indicam que a criança talvez necessite de acompanhamento médico.

É indicado que "talvez" ou "provavelmente" precisarão de acompanhamentos, pois há exemplos de crianças que a soma do índice era 9 ou 10 e tiveram paralisia cerebral e nem todas que a soma foi de 5 a 6 e apresentaram problemas graves.

O ideal, dependendo do resultado, é sempre fazer acompanhamento com o pediatra. Caso a criança apresente futuramente sequelas, procurar os especialistas para realizarem o diagnóstico e as intervenções necessárias.




Referências Bibliográficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%B3xia

Nenhum comentário:

Postar um comentário