Seguidores

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Problemas com a Matemática?


Problemas com a Matemática?



Muitas crianças “vão bem” nas primeiras séries do ensino fundamental e progressivamente passam a ter dificuldade e/ou criam algumas barreiras em relação à Matemática. Esta matéria acaba se tornando o grande "bicho papão" da escola.
Isso pode acontecer porque os conteúdos vão se tornando cada vez mais abstratos, enquanto a criança ainda pensa de uma maneira concreta.
Neste caso é preciso identificar em que estágio, do ponto de vista do desenvolvimento, a criança se encontra. Às vezes um pequeno atraso faz com que as crianças não estejam "prontas" para compreender determinados conteúdos (frações e divisão, por exemplo, são conteúdos campeões no fracasso das crianças, por exigirem um alto grau de abstração). Um psicopedagogo(a) pode fazer esta avaliação.
A forma de ensinar também pode contribuir (e muito) para o aumento da dificuldade. Geralmente o ensino é baseado em regras e algoritmos (como decorar a tabuada, começar uma conta da direita para a esquerda, usar o "vai um" ou “pedir emprestado”, "corta os zeros quando divide por 10", “multiplicar o de cima pelo de baixo”, etc.) A criança decora estes algoritmos ou conjuntos de pequenas regras e procedimentos, sem entendê-los. Normalmente uma única maneira de resolução é aceita, seja nos cálculos ou nos problemas, a criança não pensa sobre os problemas, acaba tentando "adivinhar" qual conta usar e encaixar os algoritmos que decorou.
Ao contrário desta maneira de ser ensinada, a Matemática é viva, está presente o tempo todo em nosso cotidiano. Quando vamos ao supermercado, por exemplo, não estruturamos uma conta como aprendemos na escola, usamos cálculo mental, fazemos aproximações, compomos e decompomos os números, etc.
Penso que uma maneira de ajudar as crianças que têm dificuldade é usar a matemática no dia-a-dia, tentar fazer com que elas entendam a matemática, e não apenas a decorem. Os pais podem ajudar fazendo perguntas às crianças, questionando-as, colocando-as para pensar. Isso pode ser feito de maneira lúdica, durante uma receita de bolo, organizando os brinquedos do quarto, guardando as compras e classificando-as, no caminho de casa à escola, mudando os móveis de lugar, “medindo” os objetos, comparando-os, etc. Faça seu filho participar dos problemas da família e você estará trabalhando matemática todo o tempo!
Aulas de reforço ou recuperação tendem a amenizar o problema, mas não atacam diretamente o foco, seja ele um atraso no nível de desenvolvimento, a maneira da escola ensinar (pois tendem a ser uma repetição desta, nos mesmos moldes), ou ainda uma combinação dos dois fatores (o que é mais comum).
pesquei na net

Nenhum comentário:

Postar um comentário