Seguidores

sábado, 15 de outubro de 2011

Retardo Mental


 

Definição de retardo mental
"Retardo mental é o funcionamento intelectual significativamente abaixo da média que ocorre junto a uma deficiência no comportamento adaptativo sendo manifestado durante o período de desenvolvimento" da criança. (Associação Americana de Retardo Mental).
Também pode ser definida como uma condição onde houve interrupção do desenvolvimento mental, prejudicando o nível global de inteligência, as aptidões de aprendizado, de fala, de habilidades motoras e sociais.



Epidemiologia
Os principais estudos sobre a incidência do retardo mental na população em geral apontam os seguintes resultados conforme os critérios que usaram para definir retardo mental:
1. O clássico estudo realizado pelo expressivo Rutter na ilha de Wright detectou uma taxa de 2.5%
2. Estudos mais abrangentes encontraram uma taxa de 3%
3. Estudos mais restritivos encontraram 1%
Essas diferenças mostram como grandes variações de resultados são obtidas quando os critérios da pesquisa são diferentes. Embora não haja um consenso é indispensável se ter essa estimativa populacional uma vez que o significado social e econômico desta doença é indiscutível, sem falar no sofrimento familiar, o aspecto mais importante.



Causas
Tanto doenças como acidentes podem causar retardo. O retardo é uma doença cuja origem é muito variada apesar da manifestação semelhante. Apenas 1/4 dos casos é de origem conhecida. Destes várias são as causas: alterações (erros) genéticas, doenças da mãe durante a gestação, acidentes causando traumatismos cranianos ou impedindo a circulação sanguínea pelo cérebro por um intervalo de tempo razoável, intoxicações, meningite, etc.



Tratamento
Retardo mental não tem tratamento. O que se deve fazer é preparar esta pessoa, segundo métodos especiais, para viver o mais próximo possível da realidade de nossa sociedade, prepará-la para se adaptar ao nosso mundo ao modo dela.

 (F70-F79) Retardo mental


  • (F70.) Retardo mental leve
  • (F71.) Retardo mental moderado
  • (F72.) Retardo mental grave
  • (F73.) Retardo mental profundo
  • (F78.) Outro retardo mental
  • (F79.) Retardo mental não especificado

Nenhum comentário:

Postar um comentário