O conceito de RM inclui déficits em habilidades cognitivas assim como em comportamentos
adquiridos para auto-suficiência pessoal e social, conhecidas como
funcionamento adaptativo.
Um consenso sobre o termo inclui tanto a adaptação social quanto um quociente
intelectual para
se determinar o nível de retardo mental.
As evidências mostram que indivíduos com determinado QI
nem sempre têm as mesmas funções adaptativa. Antes chamado de oligofrenia ou outros, classificado em:
Grau de retardo
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Idade Pre-Escolar
0 a 5 anos – maturação
E desenvolvimento
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Idade Escolar
6 a 20 anos
Treinamento e
Educaçao
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Adulto (21
Anos e acima
Adequaçao Social e Vocacional
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Leve
QI 50-70
85%RM
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Pode
desenvolver habilidades sociais e de comunicação. Déficit mínimo em áreas
sensoriomotoras. Geralmente indistinguíveis de outros até idades mais tardias
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Podem
conseguir habilidades escolares compatíveis com a 6ª serie – podem ser
levados através de regras sociais
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Podem
adquirir habilidades sociais e vocacionais adequadas para o mínimo de
auto-suporte mas podem precisar de ajuda e assistência para estressores
sociais e econômicos incomuns
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Moderado
QI 35-50
10% RM
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Pode
conversar ou aprender a se comunicar. Pobre convívio social, pobre
desenvolvimento motor. Benefícios em treinamento de auto-cuidado. Podem ser
instruídos com moderada supervisão
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Podem
obter benefícios do treinamento em habilidades sociais e ocupacionais. Pouco
comumente chegam ao segundo grau acadêmico – podem aprender a viajar sozinhos
em locais familiares
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Podem
adquirir auto-manutenção em alguns tipos de trabalhos supervisionados.
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Grave
QI 20-35
4% dos RM
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Desenvolvimento
motor pobre, mínima fala, geralmente incapazes de obter beneficio do
treinamento em auto-cuidado. Pouca ou nenhuma habilidade verbal
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Podem
conversar ou aprender a se comunicar. Podem ser treinado em hábitos de saúde
elementares. Beneficiam-se de treinamento sistemático de hábitos. Incapazes
de obter benefícios de treino vocacional
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Podem
contribuir parcialmente para auto-manutenção ate completar supervisão. Podem
desenvolver habilidades mínimas de auto-proteção.
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Profundo
QI <20
1 a 2%
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Retardo
Grosseir. Mínima capacidade de funcionar em áreas sensoriomotoras. Precisam
de cuidados de enfermagem. Precisam de ajuda para auto-cuidado e supervisão
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Algum
desenvolvimento motor presente. Podem responder a mínima ou limitado
treinamento em auto-cuidado
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Algum
desenvolvimento motor e na fala. Podem atingir algum grau de auto-cuidado .
Precisam de cuidados de enfermagem.
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