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sábado, 15 de outubro de 2011

Retardo Mental (RM)



O conceito de RM inclui déficits em habilidades cognitivas assim como em comportamentos adquiridos para auto-suficiência pessoal e social, conhecidas como funcionamento adaptativo. 
Um consenso sobre o termo inclui tanto a adaptação social quanto um quociente intelectual  para se determinar o nível de retardo mental.
As evidências mostram que indivíduos com determinado QI nem sempre têm as mesmas funções adaptativa. Antes chamado de oligofrenia ou outros,  classificado em:

Grau de retardo

Idade Pre-Escolar
0 a 5 anos – maturação
E desenvolvimento

Idade Escolar
6 a 20 anos
Treinamento e
Educaçao

Adulto (21
Anos e acima
Adequaçao Social e Vocacional
Leve
QI 50-70
85%RM

Pode desenvolver habilidades sociais e de comunicação. Déficit mínimo em áreas sensoriomotoras. Geralmente indistinguíveis de outros até idades mais tardias
Podem conseguir habilidades escolares compatíveis com a 6ª serie – podem ser levados através de regras sociais
Podem adquirir habilidades sociais e vocacionais adequadas para o  mínimo de auto-suporte mas podem precisar de ajuda e assistência para estressores sociais e econômicos incomuns
Moderado
QI 35-50
10% RM

Pode conversar ou aprender a se comunicar. Pobre convívio social, pobre desenvolvimento motor. Benefícios em treinamento de auto-cuidado. Podem ser instruídos com moderada supervisão
Podem obter benefícios do treinamento em habilidades sociais e ocupacionais. Pouco comumente chegam ao segundo grau acadêmico – podem aprender a viajar sozinhos em locais familiares
Podem adquirir auto-manutenção em alguns tipos de trabalhos supervisionados.
Grave
QI 20-35
4% dos RM

Desenvolvimento motor pobre, mínima fala, geralmente incapazes de obter beneficio do treinamento em auto-cuidado. Pouca ou nenhuma habilidade verbal
Podem conversar ou aprender a se comunicar. Podem ser treinado em hábitos de saúde elementares. Beneficiam-se de treinamento sistemático de hábitos. Incapazes de obter benefícios de treino vocacional
Podem contribuir parcialmente para auto-manutenção ate completar supervisão. Podem desenvolver habilidades mínimas de auto-proteção.
Profundo
QI <20
1 a 2%

Retardo Grosseir. Mínima capacidade de funcionar em áreas sensoriomotoras. Precisam de cuidados de enfermagem. Precisam de ajuda para auto-cuidado e supervisão
Algum desenvolvimento motor presente. Podem responder a mínima  ou limitado treinamento em auto-cuidado
Algum desenvolvimento motor e na fala. Podem atingir algum grau de auto-cuidado . Precisam de cuidados de enfermagem.

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