Seguidores

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Figuras Complexas de Rey

Figuras Complexas de Rey é um teste destinado a avaliar a percepção visual e a elaboração dessa percepção, o planeamento e desenvolvimento de estratégias assim como a actividade de memorização visual.
Em crianças (a partir dos 4 anos) utiliza-se em situações de problemas de aprendizagem ou dificuldade de ajustamento e nos adultos quando se revelam distúrbios de comportamento.
A aplicação é individual e seu tempo de aplicação é variável (entre 5 e 25 minutos).
A aplicação do teste é  simples e consiste em três fases.
A primeira fase é apresentar a figura, pedir que o indivíduo copie, informando-o que não é necessária uma cópia exacta, mas sim prestar atenção as proporções e, acima de tudo, não ter pressa.
A segunda fase é a da memória imediata, na qual o examinado deve reproduzir de memória a figura copiada. O tempo de reprodução é livre, sendo indicado pelo indivíduo o término da figura.
Após um intervalo de trinta minutos inicia-se a terceira fase, pedindo-se ao indivíduo que reproduza mais uma vez a figura.
A Figura Complexa de Rey é utilizada em muitos países na área da neuropsicologia (epilepsias) e em outras situações como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo. A Figura de Rey pode ser avaliada tanto quantitativamente e qualitativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário