As causas do DPA podem ser as mais
variadas possíveis, porém, podemos destacar:
·-
Otites freqüentes na primeira infância (a privação sensorial
provocada por otites de repetição pode causar dificuldade para reconhecer
padrões sonoros e na formação dos engramas dos sons da fala);
-·
Alterações de ouvido médio e interno;
·-
Pouca estimulação auditiva;
-·
Disfunções subclínicas das vias auditivas causadas por:
hiperbilirrubinemia, anóxia neonatal, sífilis, malformações congênitas, entre
outros;
-·
Hereditariedade;
·-
Síndromes neurológicas; doenças neurológicas e degenerativas;
epilepsia, entre outros.
Quais são os
sintomas do DPA? Quando é importante
avaliar o PA?
As pessoas com déficit do processamento
auditivo podem apresentar alguns destes sintomas, e não necessariamente todos
os listados abaixo:
·
Solicitam
freqüentemente a repetição da mensagem falada dizendo: hã?,
o que?, oi?;
·
São distraídos e
desorganizados;
·
Precisam de mais
tempo para processar a informação;
·
Têm comportamento
agitado ou quieto demais;
·
Têm dificuldade
em seguir instruções verbais;
·
Apresentam
vocabulário restrito;
·
Têm dificuldade
em compreender a mensagem falada em presença de ruído competitivo;
·
Têm dificuldade
de memória e, tempo de atenção curto;
·
Têm dificuldade
em entender piadas e mensagens de duplo sentido;
·
Confundem o que
ouvem;
·
Apresentam
dificuldades de linguagem, fala, leitura e/ou escrita.
A avaliação do processamento auditivo
pode ser realizada a partir dos quatro anos de idade, mas é a partir dos sete
anos de idade que as avaliações trazem mais informações e seus dados são mais
seguros.
Quais são os pré-requisitos para a Avaliação do PA?
É necessário realizar uma
Avaliação audiológica básica:
·
Audiometria tonal
liminar e vocal
·
Imitanciometria.
Como é a
Avaliação do PA?
A avaliação consta de uma bateria de
testes específicos, verbais (sílabas, palavras e frases) e não verbais
especialmente gravados em CD de modo a permitir a apresentação de sons com
distorções.
Estes estímulos sonoros são enviados ao
indivíduo, que será avaliado, através dos fones de um audiômetro de dois canais
acoplado a um “CD player” utilizando uma cabina acústica.
Por que Avaliar o
PA?
O objetivo da avaliação do
Processamento Auditivo é medir a capacidade do indivíduo em reconhecer sons em
condição de escuta difícil.
Desta forma, pode-se conhecer a
capacidade da criança acompanhar a conversação em ambientes desfavoráveis e
determinar suas habilidades e inabilidades auditivas, contribuindo assim no
diagnóstico e no tratamento de diversos transtornos da comunicação oral e
escrita.
A avaliação do PAC é fundamental
importância para estabelecer diretrizes e critérios que possam auxiliar na
elaboração de um programa de reabilitação.
O que fazer nas
alterações do PA?
Está a cargo do Fonoaudiólogo que, por
meio de Treinamento auditivo, leva o indivíduo a reestruturar suas habilidades
auditivas e a lidar com suas dificuldades.
O Fonoaudiólogo deve orientar os pais e
a escola, que devem ter um grande envolvimento no programa de reabilitação.
O trabalho multidisciplinar é
fundamental neste processo, envolvendo a escola, neuropediatras, psicólogos,
psicopedagogos e demais profissionais.
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