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sábado, 15 de outubro de 2011

O que provoca o DPA?


As causas do DPA podem ser as mais variadas possíveis, porém, podemos destacar:

·-         Otites freqüentes na primeira infância (a privação sensorial provocada por otites de repetição pode causar dificuldade para reconhecer padrões sonoros e na formação dos engramas dos sons da fala);

         Alterações de ouvido médio e interno;

·-         Pouca estimulação auditiva;

    Disfunções subclínicas das vias auditivas causadas por: hiperbilirrubinemia, anóxia neonatal, sífilis, malformações congênitas, entre outros;

         Hereditariedade;

·-        Síndromes neurológicas; doenças neurológicas e degenerativas; epilepsia, entre outros.

 Quais são os sintomas do DPA?       Quando é importante avaliar o PA?

As pessoas com déficit do processamento auditivo podem apresentar alguns destes sintomas, e não necessariamente todos os listados abaixo:

·         Solicitam freqüentemente a repetição da mensagem falada dizendo: ?, o que?, oi?;

·         São distraídos e desorganizados;

·         Precisam de mais tempo para processar a informação;

·         Têm comportamento agitado ou quieto demais;

·         Têm dificuldade em seguir instruções verbais;

·         Apresentam vocabulário restrito;

·         Têm dificuldade em compreender a mensagem falada em presença de ruído competitivo;

·         Têm dificuldade de memória e, tempo de atenção curto;

·         Têm dificuldade em entender piadas e mensagens de duplo sentido;

·         Confundem o que ouvem;

·         Apresentam dificuldades de linguagem, fala, leitura e/ou escrita.

A avaliação do processamento auditivo pode ser realizada a partir dos quatro anos de idade, mas é a partir dos sete anos de idade que as avaliações trazem mais informações e seus dados são mais seguros.

Quais são os pré-requisitos para a Avaliação do PA?

É necessário realizar uma Avaliação audiológica básica:

·         Audiometria tonal liminar e vocal

·         Imitanciometria.

 Como é a Avaliação do PA?

A avaliação consta de uma bateria de testes específicos, verbais (sílabas, palavras e frases) e não verbais especialmente gravados em CD de modo a permitir a apresentação de sons com distorções.

Estes estímulos sonoros são enviados ao indivíduo, que será avaliado, através dos fones de um audiômetro de dois canais acoplado a um “CD player” utilizando uma cabina acústica.


Por que Avaliar o PA?

O objetivo da avaliação do Processamento Auditivo é medir a capacidade do indivíduo em reconhecer sons em condição de escuta difícil.

Desta forma, pode-se conhecer a capacidade da criança acompanhar a conversação em ambientes desfavoráveis e determinar suas habilidades e inabilidades auditivas, contribuindo assim no diagnóstico e no tratamento de diversos transtornos da comunicação oral e escrita.

A avaliação do PAC é fundamental importância para estabelecer diretrizes e critérios que possam auxiliar na elaboração de um programa de reabilitação.

O que fazer nas alterações do PA?

Está a cargo do Fonoaudiólogo que, por meio de Treinamento auditivo, leva o indivíduo a reestruturar suas habilidades auditivas e a lidar com suas dificuldades.

O Fonoaudiólogo deve orientar os pais e a escola, que devem ter um grande envolvimento no programa de reabilitação.

O trabalho multidisciplinar é fundamental neste processo, envolvendo a escola, neuropediatras, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais. 

 

 

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