Crianças e adolescentes com altas habilidades, também chamados de superdotados, nem sempre são facilmente percebidos em salas de aula. Existem diversas maneiras de uma alta habilidade se manisfestar, e não necessariamente por notas altas.
A advogada Claudia Hakim, especializada em Direito Educacional e criadora do blog http://www.maedecriancassuperdotadas.blogspot.com divulgou um questionário preliminar de triagem de superdotados, que poderá facilitar a identificação de alunos com altas habilidades. Confira abaixo.
Este é um questionário que poderá ajudar os professores a identificar os superdotados em sala de aula.
QUESTIONÁRIO PRELIMINAR DE TRIAGEM DE SUPERDOTADOS
| ||||
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
| ||||
Nome do aluno:…………………………………………………………………
Data de nascimento:…………………………………………………………..
Pai:…………………………………………………………………………………..
Mãe:…………………………………………………………………………………
Endereço completo: ………………………………………………………….
Telefone para contato: ………………………………………………………
Escola de origem:………………………………………………………………
Professor avaliador:…………………………………………………………..
Série:………….. Turma:………………..
Grau………………………………
| ||||
INSTRUÇÕES: Observe seu aluno, em várias situações, e assinale com “X”, apenas quando ele demonstrar a característica mencionada no item.
| ||||
Características
|
Presença do item
| |||
Aprende com rapidez e facilidade
| ||||
Gosta de idéias novas
| ||||
Tem vocabulário extenso para sua idade
| ||||
Diz coisa com muita graça e humor
| ||||
É bom desenhista
| ||||
Preocupa-se com o sentimento dos outros
| ||||
Gosta de adivinhações e problemas
| ||||
Sempre pergunta: – Por quê?
| ||||
Adora imitar e apelidar os outros
| ||||
Tem boa memória
| ||||
Diz as verdades sem inibições
| ||||
Quer sempre aprofundar-se nos assuntos
| ||||
É bastante original em suas perguntas e respostas
| ||||
Tem facilidade para mostrar o que sente
| ||||
Tem sempre uma idéia diferente e aproveitável
| ||||
É sempre procurado pelos colegas
| ||||
Faz perguntas provocativas
| ||||
Gosta de ler
| ||||
Fala facilmente com os outros
| ||||
Defende suas idéias com pronta e lógica argumentação
| ||||
Gosta de recitar
, escrever poesias e estórias
| ||||
Gosta de fazer coleções
| ||||
Tem ótimo sen
| ||||
e desafios
| ||||
Gosta de representar papéis
| ||||
É difícil ser enganado pelos outros
| ||||
Como aluno é às vezes, perturbador
| ||||
Participa de tudo que o rodeia
| ||||
É um dos mais admirados na sala;
| ||||
Revolta-se com controle excessivo
| ||||
Prefere atividades às rotineiras
| ||||
Gosta de atividades intelectuais
| ||||
Tem habilidades artísticas
| ||||
Aborrece-se com programa rotineiro
| ||||
É persistente no que faz e gosta
| ||||
Tem sempre idéias e soluções
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário