Seguidores

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Desenvolvimento 3-4anos



Desenvolvimento Motor
  • Faz encaixes com 3 peças, ou encaixa 3figuras geométricas num tabuleiro próprio
  • Corta com tesoura
  • Salta de uma altura de 20 cms
  • Dá um pontapé numa bola grande quando a rolam na sua direcção
  • Anda em bicos de pés
  • Corre dez passos com o movimento coordenado e alternando os braços
  • Pedala num triciclo uma distância de 1,5m
  • Dá balanço num baloiço depois de posto em movimento
  • Sobe a um escorrega de 1,20m/1,80m e desce deslizando
  • Dá cambalhotas para a frente
  • Sobe escadas alternando os pés
  • Marcha
  • Apanha uma bola com as duas mãos
  • Desenha os contornos de figuras, utilizando moldes
  • Corta ao longo de uma linha recta de 20 cms de comprimento não se afastando mais de 6mm da linha
Linguagem
  • Usa frases de 4 palavras
  • Canta e dança ao som da música
  • Identifica, fazendo gestos de mímica, sons fortes e fracos nos jogos musicais
  • Segue as regras de um jogo, imitando acções de outras crianças
  • Cumprimenta adultos conhecidos sem que se lhe lembre
  • Mantém uma conversa simples
  • Nomeia objectos pequenos e grandes
  • A pedido, aponta dez partes do corpo
  • A pedido verbal, aponta para um rapaz/menino, rapariga/menina
  • Conta até 3, por imitação
  • Descreve 2 acontecimentos ou personagens de uma história conhecida, ou de um programa de T.V.
  • Pede autorização para mexer num brinquedo, com que outras criança está a brincar
  • Diz "se faz favor" e "obrigada" em 50% das vezes sem que lhe lembrem
  • Atende o telefone, chama o adulto, ou fala com pessoas conhecidas
  • Faz perguntas com "onde" e "quem"
  • Presta atenção a uma história durante 5 minutos
  • Responde correctamente a ordens como "fora" e "atrás"
  • Repete canções, lenga-lengas em que se brinca com os dedos
  • Conta até 10 objectos, por imitação
  • Segue as regras de um jogo em grupo, dirigido por um adulto
  • Espera pela sua vez
  • Segue as regras de um jogo de grupo, dirigido por uma criança mais velha
  • Brinca junto de outras crianças e fala com elas, enquanto executa o seu jogo, 30 minutos
  • Faz perguntas com "porque é que" e espera pela resposta do adulto
  • A pedido, nomeia 3 cores
  • Nomeia as formas geométricas mais simples ( triângulo, circulo e quadrado)
  • Executa séries de duas ordens não relacionadas
  • Diz o nome completo, quando se lhe pede
  • Responde a perguntas simples com 2como"?
  • Repete sequências ou séries de sons
  • Emprega verbos regulares no passado
  • Diz se os objectos são iguais ou diferentes
  • Usa adjectivos em relação ao tamanho, em situações familiares
  • Faz o papel de adulto num jogo de faz-de-conta
  • Planeia sequências de actividades, nomeando-as à medida que decorrem
  • Fala sobre o que está a aconteçer
  • Responde a perguntas com "porquê" sobre pequenos episódios de uma história simples
  • Diz para que serevem objectos comuns
  • Expressa acções futuras empregando "vou.." "tenho de..." "quero.."
  • Usa plurais irregulares (cães, caracóis, limões)
  • Relata dois acontecimentos pela ordem em que ocorrem
  • Dramatiza uma variedade de experiências importantes relacionando-as com determinados objectos
  • Usa uma linguagem intelígivel para estranhos

Socialização
  • Canta e dança ao som da música
  • Segue as regras de um jogo (imitando as acções de outras crianças)
  • Cumprimenta adultos conhecidos, sem que se lhe lembre
  • Segue as ordens de um jogo em grupo, dirigido por um adulto
  • Pede autorização para mexer num brinquedo com que outra criança esteja a brincar
  • Diz "se faz favor" e "obrigada" em 50% das vezes, sem que lhe lembrem
  • Atende o telefone, chama pelo adulto fala com pessoas conhecidas
  • Espera pela sua vez
  • Segue as regras de um jogo de grupo dirigido por uma criança
  • Obedeçe ao adulto 75% das vezes
  • Permanece dentro do seu páteo ou jardim
  • Brinca junto de outras crianças e fala com elas enquanto executa o seu jogo
Autonomia
  • Come sózinha uma refeição completa
  • Veste-se sózinha com ajuda nas camisolas, nos fechos e nos botões
  • Limpa o nariz quando se lhe pede
  • Acorda seca em duas vezes de cada semana
  • Os rapazes fazem xixi de pé
  • Veste-se complegtamente sózinha em 75% das vezes (excepto fechos e botões)
  • Aperta as molas e colchetes da roupa
  • Assoa-se quando se lhe pede
  • Evita perigos comuns (por ex. vidros partidos)
  • Põe o casaco num cabide e pendura o cabide num varão, quando se lhe explica como se fazer
  • Lava os dentes quando são dadas instruções verbais
  • Calça luvas sem dedos
  • Desabotoa botões grandes numa prancha de botões ou num casaco colocado sobre a mesa
  • Abotoa botões grandes numa prancha de botões ou num casaco colocado sobre a mesa
Cognição

Nomeia objectos pequenos e grandes
  • A pedido, aponta 10 partes do corpo
  • A pedido verbal, aponta para um rapaz e uma rapariga
  • Diz se um objecto é pesado ou leve
  • Junta as duas metades de uma figura, para fazer um todo
  • Descreve dois acontecimentos, ou personagens de uma história conhecida ou de programa de televisão
  • Repete canções/ lenga-lengas em que se brinca com os dedos
  • Emparelha objetos um a um ( 3 ou mais)
  • Aponta para os objetos compridos e para os curtos
  • Diz quais os objetos "que vão bem juntos"
  • Conta até 3 por imitação
  • Separa objectos por categorias
  • Desenha um " V" por imitação
  • Une os cantos opostos de um quadrado de papel de 10 cm de lado, com uma linha diagonal
  • Conta até 10 objectos, por imitação
  • Contrói uma ponte com 3 cubos, por imitação
  • Constrói, seguindo um modelo, sequência ou padrões de peças de encaixe ou contas
  • Copia uma série de traços em forma de "V" ligados, (VVV)
  • Junta a perna e/ou braço a um desenho incompleto da figura humana
  • Completa de uma só vez um puzzle de 6 peças ( sem tentativa e erro)
  • Diz se os objectos são iguais e se são diferentes
  • Desenha um quadrado, por imitação
  • A pedido, nomeia 3 cores
  • Nomeia 3 formas geométricas ( circulo, quadrado e triângulo)


Read more: http://bananinhaazul.blogspot.com/p/os-aspectos-importantes-do.html#ixzz2jv1XbX5s

Nenhum comentário:

Postar um comentário