Desenvolvimento Motor
Socialização
- Faz encaixes com 3 peças, ou encaixa 3figuras geométricas num tabuleiro próprio
- Corta com tesoura
- Salta de uma altura de 20 cms
- Dá um pontapé numa bola grande quando a rolam na sua direcção
- Anda em bicos de pés
- Corre dez passos com o movimento coordenado e alternando os braços
- Pedala num triciclo uma distância de 1,5m
- Dá balanço num baloiço depois de posto em movimento
- Sobe a um escorrega de 1,20m/1,80m e desce deslizando
- Dá cambalhotas para a frente
- Sobe escadas alternando os pés
- Marcha
- Apanha uma bola com as duas mãos
- Desenha os contornos de figuras, utilizando moldes
- Corta ao longo de uma linha recta de 20 cms de comprimento não se afastando mais de 6mm da linha
- Usa frases de 4 palavras
- Canta e dança ao som da música
- Identifica, fazendo gestos de mímica, sons fortes e fracos nos jogos musicais
- Segue as regras de um jogo, imitando acções de outras crianças
- Cumprimenta adultos conhecidos sem que se lhe lembre
- Mantém uma conversa simples
- Nomeia objectos pequenos e grandes
- A pedido, aponta dez partes do corpo
- A pedido verbal, aponta para um rapaz/menino, rapariga/menina
- Conta até 3, por imitação
- Descreve 2 acontecimentos ou personagens de uma história conhecida, ou de um programa de T.V.
- Pede autorização para mexer num brinquedo, com que outras criança está a brincar
- Diz "se faz favor" e "obrigada" em 50% das vezes sem que lhe lembrem
- Atende o telefone, chama o adulto, ou fala com pessoas conhecidas
- Faz perguntas com "onde" e "quem"
- Presta atenção a uma história durante 5 minutos
- Responde correctamente a ordens como "fora" e "atrás"
- Repete canções, lenga-lengas em que se brinca com os dedos
- Conta até 10 objectos, por imitação
- Segue as regras de um jogo em grupo, dirigido por um adulto
- Espera pela sua vez
- Segue as regras de um jogo de grupo, dirigido por uma criança mais velha
- Brinca junto de outras crianças e fala com elas, enquanto executa o seu jogo, 30 minutos
- Faz perguntas com "porque é que" e espera pela resposta do adulto
- A pedido, nomeia 3 cores
- Nomeia as formas geométricas mais simples ( triângulo, circulo e quadrado)
- Executa séries de duas ordens não relacionadas
- Diz o nome completo, quando se lhe pede
- Responde a perguntas simples com 2como"?
- Repete sequências ou séries de sons
- Emprega verbos regulares no passado
- Diz se os objectos são iguais ou diferentes
- Usa adjectivos em relação ao tamanho, em situações familiares
- Faz o papel de adulto num jogo de faz-de-conta
- Planeia sequências de actividades, nomeando-as à medida que decorrem
- Fala sobre o que está a aconteçer
- Responde a perguntas com "porquê" sobre pequenos episódios de uma história simples
- Diz para que serevem objectos comuns
- Expressa acções futuras empregando "vou.." "tenho de..." "quero.."
- Usa plurais irregulares (cães, caracóis, limões)
- Relata dois acontecimentos pela ordem em que ocorrem
- Dramatiza uma variedade de experiências importantes relacionando-as com determinados objectos
- Usa uma linguagem intelígivel para estranhos
Socialização
- Canta e dança ao som da música
- Segue as regras de um jogo (imitando as acções de outras crianças)
- Cumprimenta adultos conhecidos, sem que se lhe lembre
- Segue as ordens de um jogo em grupo, dirigido por um adulto
- Pede autorização para mexer num brinquedo com que outra criança esteja a brincar
- Diz "se faz favor" e "obrigada" em 50% das vezes, sem que lhe lembrem
- Atende o telefone, chama pelo adulto fala com pessoas conhecidas
- Espera pela sua vez
- Segue as regras de um jogo de grupo dirigido por uma criança
- Obedeçe ao adulto 75% das vezes
- Permanece dentro do seu páteo ou jardim
- Brinca junto de outras crianças e fala com elas enquanto executa o seu jogo
- Come sózinha uma refeição completa
- Veste-se sózinha com ajuda nas camisolas, nos fechos e nos botões
- Limpa o nariz quando se lhe pede
- Acorda seca em duas vezes de cada semana
- Os rapazes fazem xixi de pé
- Veste-se complegtamente sózinha em 75% das vezes (excepto fechos e botões)
- Aperta as molas e colchetes da roupa
- Assoa-se quando se lhe pede
- Evita perigos comuns (por ex. vidros partidos)
- Põe o casaco num cabide e pendura o cabide num varão, quando se lhe explica como se fazer
- Lava os dentes quando são dadas instruções verbais
- Calça luvas sem dedos
- Desabotoa botões grandes numa prancha de botões ou num casaco colocado sobre a mesa
- Abotoa botões grandes numa prancha de botões ou num casaco colocado sobre a mesa
Nomeia objectos pequenos e grandes
- A pedido, aponta 10 partes do corpo
- A pedido verbal, aponta para um rapaz e uma rapariga
- Diz se um objecto é pesado ou leve
- Junta as duas metades de uma figura, para fazer um todo
- Descreve dois acontecimentos, ou personagens de uma história conhecida ou de programa de televisão
- Repete canções/ lenga-lengas em que se brinca com os dedos
- Emparelha objetos um a um ( 3 ou mais)
- Aponta para os objetos compridos e para os curtos
- Diz quais os objetos "que vão bem juntos"
- Conta até 3 por imitação
- Separa objectos por categorias
- Desenha um " V" por imitação
- Une os cantos opostos de um quadrado de papel de 10 cm de lado, com uma linha diagonal
- Conta até 10 objectos, por imitação
- Contrói uma ponte com 3 cubos, por imitação
- Constrói, seguindo um modelo, sequência ou padrões de peças de encaixe ou contas
- Copia uma série de traços em forma de "V" ligados, (VVV)
- Junta a perna e/ou braço a um desenho incompleto da figura humana
- Completa de uma só vez um puzzle de 6 peças ( sem tentativa e erro)
- Diz se os objectos são iguais e se são diferentes
- Desenha um quadrado, por imitação
- A pedido, nomeia 3 cores
- Nomeia 3 formas geométricas ( circulo, quadrado e triângulo)
Read more: http://bananinhaazul.blogspot.com/p/os-aspectos-importantes-do.html#ixzz2jv1XbX5s
Nenhum comentário:
Postar um comentário