Desenvolvimento Motor
- Escreve letras maiúsculas, grandes isoladas, em qualquer sítio do papel
- Anda numa trave para a frente, para trás, e para os lados sem se desiquilibrar
- Salta
- Anda de baloiço, iniciando e mantendo o movimento
- Estende os dedos, tocando com o polegar em cada um
- Copia letras minúsculas
- Sobe escadas de um escorrega de 3m de altura para deslizar
- Bate num prego com um martelo
- Controla lançamentos e batimentos de bola
- Pinta sem quase sair dos contornos
- Recorta desenhos de revistas ou catálogos, sem sair dos contornos, mais do que 5mm
- Utiliza o afia
- Copia desenhos complexos
- Rasga o papel à volta de desenhos simples
- Dobra um quadrado de papel duas vezes
- Apanha no ar uma bola macia ou um saquinho de feijões
- Salta sózinha à corda
- Bate a bola com um pau, taco de hoquei ou raquete
- Apanha um objecto do chão enquanto corre
- Patina para a frente numa distância de 3,5m
- Anda de bicicleta
- Desliza sentado num skate, ou carro de rolamentos
- Anda ou brinca numa piscina com água pela cintura
- Guia um carro accionado com o pé
- Salta e anda à roda sobre um pé
- Escreve o nome num papel usando as linhas
- Salta da altura de 40 cms e cai sobre a sola dos pés
- Fica sobre um pé sem apoio, com os olhos fechados durante 10 segundos
- Fica suspenso durante 10 segundos, duma barra horizontal aguentando o peso do corpo com os braços
- Aponta para "alguns", "muitos" e "vários"
- Diz a morada
- Diz o número de telefone
- Aponta para o grupo que tem "mais" "menos" e "poucos"
- Conta andotas simples
- Relata experiências diárias
- Descreve a localização ou movimento usado ( através de, pelo, desde, até, por cima de)
- Responde a perguntas com "porquê"? dando uma explicação
- Põe por ordem e conta uma história com 3-5 cartões
- Define palavras
- Responde a (diz-me o oposto/contrário de )
- Responde a perguntas do tipo "o que é que aconteçe se.../ deixares cair um ovo)
- Emprega "ontem" e "amanhã" correctamente
- Pergunta o significado de palavras novas ou que não se usam muito frequentemente.
Socialização
- Exprime os seus sentimentos
- Colabora numa actividade com outras crianças 4/5 sem supervisão do adulto
- Explica a outros as regras de um jogo ou de uma actividade
- Brinca desempenhando um papel de adulto
- Participa numa conversa durante as refeições
- Cumpre as regras de um jogo de raciocinio verbal tal como as adivinhas
- Consola os amigos quando estes estão tristes ou aflitos
- Escolhe os amigos
- Concebe e faz construções, usando ferramentas simples (planos inclinados, alavancas, roldanas, etc...)
- Fixa metas a si próprio e realiza os objectivos que se propõe
- Representa partes de uma história, desempenhando um papel ou utilizando fantoches
- É responsável por uma tarefa doméstica semanal e executa-a quando se lhe pede
- Escolhe a roupa adequada à temperatura e ocasião
- Sem ter de ser avisada, detem-se na borda do passeio, olha para os dois lados e atravessa
- Serve-se sózinha à mesa e passa a travessa
- Prepara sózinha uma pápa fria ou cereais
- É responsável por uma tarefa doméstica diária
- Regula a temperatura da água para tomar banho ou duche
- Prepara a sua sanduíche
- Vai sózinha para a escola, até ao parque ou à loja, desde que fiquem perto de casa
- Corta alimentos moles com a faca
- Num lugar público encontra os sanitários correspondente ao seu sexo
- Consegue abrir um pacote de leite 1/4
- Pega, transporta e poisa na mesa o tabuleiro com os alimentos
- Dá laços no capuz
- Põe o cinto de segurança no automóvel
- Conta até 20 objetos e diz quantos são ao todo
- Identifica e nomeia os números até 10
- Designa a direita e a esquerda de si própria
- Diz as letras do alfabeto por ordem
- Escreve o seu nome
- Nomeia 5 letras do alfabeto
- Dispõe objectos numa sequência de larguras e de comprimentos
- Nomeia letras maiúsculas do alfabeto
- Ordena numa sequência correcta os números de 1 a 10
- Nomeia posições de pessoas ou objectos ; o 1º, o 2º e o 3º
- Nomeia letras minúsculas do alfabeto
- Emparelha letras maiúsculas com letras minúsculas
- Aponta para números, quando nomeados ( de 1 a 25)
- Copia um losangolo
- Completa labirintos simples
- Enumera, por ordem, os dias da semana
- Faz somas e subtrações de combinações de números até 3
- Diz o mês e o dia do seu aniversário
- Reconheçe até 10 palavras escritas
- Perante uma atividade comum é capaz de antecipar o que vai acontecer a seguir
- Conta de cor de 1 a 100.
Read more: http://bananinhaazul.blogspot.com/p/desenvolvimento-dos-5-6-anos.html#ixzz2jv3mI7zJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário