Socialização
- Pede ajuda quando sente dificuldade(ir ao banheiro, etc...)
- Participa na conversa dos adultos
- Recita, canta e dança para pessoas mais velhas
- Executa sózinha uma tarefa doméstica durante 20 a 30 m
- Pede desculpa em 75% dos casos, sem que seja necessário recordar-lho
- Espera pela sua vez num jogo que participa com 8/9 crianças
- Colabora com 2/3 crianças durante 20m, numa actividade ( brincadeira colectiva ou jogo)
- Comporta-se em público de forma socialmente aceitável
- Pede autorização antes de utilizar objetos de outras pessoas 75% das vezes
Vai buscar um pano para limpar o que entornou
- Evita venenos e outras substâncias perigosas
- Desabotoa a própria roupa
- Abotoa a própria roupa
- Tira o seu prato da mesa
- Encaixa o fecho éclair
- Lava as mãos e a cara
- Usa os talheres adequados
- Acorda de noite para ir à casa de banho ou fica seco
- Quando necessário e sem que se lhe recorde, limpa o nariz e assoa-se em 75% das vezes
- Lava-se sózinho no banho, com excepção das costas, pescoço e orelhas
- Usa a faca para barrar o pão com manteiga ou doce
- Aperta e desaperta a fivela dos cintos ou dos sapatos
- Veste-se completamente sózinho abotoando-se à frente mas não dá nós
- Consegue servir-se quando od pais seguram a travessa
- Ajuda a pôr a mesa, colocando correctamente os pratos, guardanapos e talheres, com orientações verbais
- Lava os dentes sózinha
- Vai à casa de banho a tempo, despe as calças, limpa-se, puxa o autoclismo e volta a vestir-se sem ajuda
- Penteia ou escova o cabelo comprido
- Pendura a roupa num cabide
- Sai das imediações de casa sem vigilância constante
- Enfia os atacadores nos sapatos
- Dá laços nos atacadores
- A pedido apanha um numero especifico de objectos ( de 1 a 5)
- Nomeia 5 texturas diferentes
- A pedido, copia um triângulo
- Recorda-se de 4 objectos que viu numa imagem
- Nomeia os períodos do dia (manhã, tarde, noite), associando-os com diferentes actividades
- Repete rimas familiares
- Diz se um objecto é mais leve ou mais pesado
- Nomeia o objecto que falta quando este é retirado de um grupo de 3 objectos
- Nomeia 8 cores
- Nomeia 3 moedas diferentes
- Emparelha símbolos, letras e números
- Diz a cor de diferentes objectos que são nomeados
- Relata 5 factos importantes de uma história que ouviu 3 vezes
- Desenha a figura humana (cabeça tronco e 4 membros)
- Canta 5 versos de uma canção
- Contrói uma pirâmide de 10 cubos, por imitação
- Diz se os objetos são compridos ou curtos
- Coloca objetos "atrás de ", " ao lado de", "junto a "
- Emparelha um conjunto de objectos a outro conjunto padrão ( 1 a 10)
- Aponta ou nomeia o elemento que falta no desenho de uma figura
- Conta de 1 a 20
- Nomeia as posições relativas: a primeiro, a do meio, a última
Mantém-se num só pé, sem ajuda, de 4 a 8 seg.
- Corre mudando de direcção
- Anda numa trave mantendo o equílibrio
- Salta para a frente 10 vezes sem cair
- Salta por cima de um fio a 5 cm do chão
- Salta para trás seis vezes
- Faz saltar uma bola grande, batendo-lhe com a palma da mão
- Faz formas simples de plasticina juntando 2/3 partes
- Corta ao longo de uma linha curva
- Enrosca um objecto já colocado na rosca
- Desce escadas alternando os pés
- Pedala num triciclo contornando esquinas
- Salta num só pé 5 vezes consecutivas
- Recorta circulos de 5 cm
- Desenha figuras simples que se podem reconheçer, como uma casa, um homem, uma árvore
- Recorta e cola formas simples
- Obedece a uma série de três ordens
- Aponta ou junta um par de objectos/imagens quando se lhe pede
- Usa frases compostas (ex: dei um pontapé à bola e ela foi parar à rua)
- Quando se lhe pede, sabe encontrar "a parte de cima" "no cimo" e "a parte de baixo" "no fundo" dos objectos
- Refere situações, coisas absurdas numa imagem
- Emprega as palavras (irmão, irmã, avô, avó)
- Diz a palavra final em analogias de opostos
- Conta uma história conhecida, sem ajuda de ilustrações
- Numa imagem diz o que é que não pertence a uma determinada classe (uma coisa que não é animal)
- Diz se duas palavras rimam ou não
- Diz frases complexas (ex: ela quer que eu entre porque...)
- Diz se um som é "alto" ou "baixo"
Read more: http://bananinhaazul.blogspot.com/p/desenvolvimento-4-5-anos.html#ixzz2jv2aaYpT
Nenhum comentário:
Postar um comentário