Desenvolvimento Motor
Dá a volta aos puxadores ou maçanetas das portas.
- Salta no mesmo lugar com ambos os pés
- Anda para trás
- Desce escadas com ajuda
- Atira a bola a um adulto que está imóvel a 1,5m de distância
- Constrói uma torre de 5-8 cubos
- Vira as folhas de um livro uma a uma
- Desembrulha objectos pequenos
- Dobra um papel ao meio imitando um adulto
- Separa e junta objectos com material aderente
- Desaperta brinquedos de enroscar
- Dá um pontapé numa bola grande e imóvel
- Faz bolas de barro, massa ou plasticina
- Pega num lápis entre o polegar e o indicador, com o lápis apoiado no dedo médio
- Dá cambalhotas para a frente com ajuda
- Martela cinco em cada cinco cavilhas
É capaz de trazer ou levar um objecto ou ir chamar uma pessoa a outro quarto, quando se lhe pede
- Senta-se perto de um adulto para partilhar um livro de imagens, durante 5 minutos
- Diz "por favor" ou "obrigada" quando se lhe chama a atenção
- Procura ajudar os pais nas tarefas domésticas tomando parte delas ( segurar na pá do lixo, etc...)
- Atua em resposta a palavras de ação
- Faz uma escolha quando se lhe pede
- Responde adequadamente ao uso de adjetivos comuns ( cansado, contente, frio...)
- Imita sequências de brincadeiras ( tomar conta da boneca, etc...)
- A pedido coloca objetos " dentro de", "debaixo de ", "em cima de"
- Usa alguns adjetivos comuns ( quente, grande, etc...)
- Descreve acões em imagens
- Responde à pergunta " o que está a _______ a fazer?" descrevendo atividades simples
- Combina substantivos e / ou adjetivos em frases de duas palavras ( bolo cadeira ou bola grande)
- Combina verbo e nome em frases de duas palavras ( beber leite, comer pão, lavar mãos)
- Combina o próprio nome e verbo em frases de duas palavras ( bebê cai)
- Mima ações e repete a palavra final de cada frase de uma canção familiar
- Emprega uma palavra quando precisa de ir à casa de banho
- Combina verbo ou nome com "aqui" e "ali" em frases de duas palavras (cadeira aqui)
- Combina duas palavras para expressar posse/ carro papá
- Aponta ou nomeia pormenores nas imagens
- Atua em resposta a pistas verbais durante uma brincadeira de faz de conta ( o urso tem fome)
- Seleciona um objeto decrito pela sua função/ copo etc...
- Responde a perguntas com interrogativa "onde?"
- Aponta ou nomeia objetos ou animais pelo som que produzem
- Combina substantivos, verbos e adjetivos em frases de três palavras ( carro grande papá)
- Ao falar refere-se a si próprio pelo seu nome
- Aponta a imagem de um objecto comum descrito pelo uso
- Ouve histórias simples (horas de ir para a cama)
- Indica a idade com os dedos
- Diz o sexo quando se lhe pergunta
- Obedece a uma série de duas ordens relacionadas
- Utiliza a forma verbal "está a " ( está a comer)
- Fala enquanto brinca ao faz de conta, com o adulto
- Conhece as personagens famíliar da TV e nomeia-as
- Brinca a vestir roupas de adultos
- Emprega a forma verbal do plural ( livro-livros)
- Emprega consistentemente algumas formas de verbos irregulares, no passado ( foi, fez, estava)
- Fala acerca de imagens complexas ( acontecimentos na rua, na escola,etc...)Pergunta " O que é isto, aquilo"?
- Controla o volume da voz em 90% das vezes
- Emprega "este" "esta" e/ou "aquele" "aquela" ao falar
- Emprega "Está" em frases simples ( ex: a bola está aqui)
- Diz "eu" "mim" "meu" em vez do seu próprio nome
- Diz "não"
- Responde a perguntas "quem é" dando um nome
- Indica posse usando " do/da" quando se lhe pergunta "de quem é?"
- Emprega os artigos "o/a, um/uma"
- Emprega alguns nomes de classes (brinquedos/ animais)
- Usa os verbos "ser/estar e ter", no presente com alguma consistência
- Participa em brincadeiras produzindo padrões rítmicos simples (bater palmas, bater com os pés)
Socialização
Obedece aos pais 50% das vezes
- É capaz de trazer ou levar um objecto ou ir chamar uma pessoa a outro quarto, quando se lhe pede
- Senta-se perto de um adulto para partilhar um livro de imagens, durante 5 minutos
- Diz "por favor" quando se lhe chama a atenção
- Procura ajudar os pais nas tarefas domésticas tomando parte nelas
- Brinca vestindo roupas de adultos
- Faz uma escolha quando se lhe pede
- É capaz de compreender e exprimir sentimentos diferentes, verbalizando o seu amor a sua zanga, a sua tristeza e a sua alegria
Autonomia
- Come sozinho usando a colher e o copo (entornando um pouco)
- Tira a toalha das mãos do adulto e seca as mãos e a cara
- Chupa líquidos de um copo ou de uma caneca utilizando uma palhinha
- Espeta a comida com o garfo
- Só mastiga e engole o que é de comer
- Quando se lhe dá uma toalha seca as mãos sem ajuda
- Pede para ir à casa de banho mesmo que seja tarde demais
- Controla a baba
- Quando sentado no bacio faz xixi e coco, pelo menos 3 vezes por dia
- Calça os sapatos
- Lava os dentes imitando o adulto
- Despe roupa simples já desabotoada
- Faz coco na casa de banho, só tem um acidente por semana
- Usa a torneira sozinho ( em cima de um banco)
- Lava as mãos e a cara com sabonete se o adulto regular a torneira
- Durante o dia pede " a tempo" para ir à casa de banho
- Pendura o casaco num cabide colocado à sua altura
- Não se molha durante a sesta
- Evita acidentes com esquinas de móveis, escadas sem proteção
- Usa um guardanapo quando lhe lembram
- Espeta a comida com o garfo
- Deita água de um jarro pequeno (1/4l) para um copo, sem ajuda
- Desaperta molas de roupa
- No banho lava sozinho braços e pernas
- Calça as meias
- Veste o casaco a camisola e a camisa
- Sabe qual é a frente da roupa
- A pedido, encontra um livro específico
- Coloca três peças geométricas num tabuleiro de encaixe
- Nomeia 4 imagens comuns
- Desenha uma linha vertical por imitação
- Desenha um linha horizontal por imitação
- Copia um circulo
- Junta materiais com texturas iguais
- A pedido, aponta para o "grande" e o "pequeno"
- Desenha uma cruz por imitação
- Emparelha três cores
- A pedido, coloca objetos " dentro de", "debaixo de", "em cima de"
- Identifica objetos ou animais pelo som que eles produzem
- Monta quatro partes de um brinquedo de encaixes
- Descreve ações em imagens
- Junta formas geométricas ás imagens que as representam
- Empilha por ordem, pelo menos, cinco argolas de uma pirâmide de argolas
Read more: http://bananinhaazul.blogspot.com/p/desenvolvimento-2-3-anos.html#ixzz2juzkd9GI
Nenhum comentário:
Postar um comentário