Socialização
- Imita o adulto em tarefas simples ( sacudir as roupas, puxar a roupa da cama etc...)
- Brinca com outra criança, embora cada uma realize actividades separadas.
- Participa em brincadeiras com outras crianças, empurrando carrinhos, ou atirando bolas 2/3 metros
- Aceita a ausência dos pais continuando as suas actividades, ainda que protestando momentaneamente.
- Explora activamente o seu meio ambiente.
- Colabora em brincadeiras que ajudam a desenvolver a destreza manual ( fio de puxar, rodar maçanetas, etc...)
- Abraça e pega numa boneca ou num brinquedo macio.
- Repete acções que provocam o riso ou atraem a atenção.
- Dá um livro a um adulto para que lho leiam ou vejam.
- Puxa por uma pessoa para mostrar qualquer acção ou objecto.
- Retira a mão e diz "não não", quando está perto de um objecto proíbido, assinalado como tal.
- É capaz de esperar que satisfaçam as suas vontades ou desejos, quando a põem na cadeira.
- Brinca com 2 ou 3 crianças da sua idade.
- Partilha objectos ou alimentos com outra criança quando se lhe pede.
- Cumprimenta outras crianças e adultos conhecidos, quando se lhe recorda.
- Come sozinho com a colher
- Bebe pela caneca que segura com uma só mão.
- Põe as mãos na água e bate com elas na cara, imitando lavar a cara.
- Consegue estar sentado no bacio por 5 m.
- Põe e tira o chapéu da cabeça.
- Tira as meias.
- Enfia os braços nas mangas e as pernas nas calças.
- Tira os sapatos quando estão desapertados e soltos.
- Despe o casaco já desabotoado.
- Despe as calças já desabotoadas.
- Abre e fecha um fecho éclair grosso, menos o encaixe.
- Indica a necessidade de ir à casa de banho.
- Retira um a um, oito objectos de um recipiente.
- Aponta para uma parte do corpo ( por ex. o nariz)
- A pedido, constrói uma torre de 3 cubos.
- Junta objectos semelhantes
- Rabisca
- Aponta para si própria quando se lhe pergunta "onde está o/a"
- A pedido, insere 5 cavilhas redondas num tabuleiro perfurado.
- Junta objectos ás imagens dos mesmos.
- Aponta para as imagens dos objectos nomeados
- Vira 2,3 páginas de um livro, ao mesmo tempo, para procurar a imagem nomeada.
- Reage a rimas e a lenga-lengas.
- Diz 5 palavras diferentes ( pode usar a mesma palavra para se referir a vários objectos)
- Palra, como se estivesse a conversar.
- Procura um som escondido.
- Usa gestos para indicar que quer "mais".
- Responde ao "não há/ não está cá"
- Imita o uso de objectos comuns (colher, copo, etc...)
- Procura a fonte sonora da sala ( crianças a chamar, etc...)
- Produz um som de um animal ou emprega esse som para nomear esse animal.
- Obedeçe a três ordens diferentes não acompanhadas de gestos.
- Toca ou olha para 6 objectos nomeados.
- Aponta 3 a 5 imagens num livro, quando nomeadas.
- Aponta três partes do seu próprio corpo.
- Diz 10 palavras.
- Diz o seu nome ou diminuitivo a pedido.
- Responde à pergunta " o que é isto?", com o nome do objecto
- Pede "mais".
- Diz "não há", "não há mais" e "não está cá".
- Dá ou mostra um objecto a pedido.
- Movimenta apropriadamente o corpo quando se diz "para cima" "para baixo"
- Quando brincca imita o movimento de outra criança.
- Combina o uso da palavra e do gesto para manifestar o seu desejo.
- Diz o nome de 5 membros da família, incluindo o dos animais domésticos.
- Aponta 12 objectos familiares quando nomeados.
- Vocaliza enquanto brinca, em resposta ao discurso do adulto.
- Diz o nome de 4 brinquedos.
- Pede alguns alimentos dizendo o seu nome, quando lhos mostram (leite, bolacha, pão)
- Diz o nome de 3 partes do corpo de uma boneca ou de uma pessoa.
- Faz perguntas elevando a entoação da voz no final da palavra ou frase.
- Responde a perguntas que exigam a resposta "sim" ou "não".
- Cumprimenta outras crianças e adultos conhecidos quando se recorda.
- Nomeia quatro imagens comuns
- Nomeia objectos comuns, numa variedade de situações.
Sobe as escadas gatinhando.
- Põe-se de pé quando está sentado.
- Faz rodar uma bola imitando um adulto.
- Sobe para uma cadeira de adulto, volta-se e senta-se
- Coloca 4 rodelas numa vareta.
- Tira cavilhas de 2,5 cm num tabuleiro perfurado
- Constrói torres de 3 cubos
- Faz rabiscos com lápis de cera.
- Anda sózinha
- Desce as escadas gatinhando para trás.
- Senta-se sózinha numa cadeira pequena.
- Põe-se de cócoras e volta a por-se em pé.
- Empurra e puxa brinquedos enquanto anda.
- Utiliza um cavalo ou uma cadeira de baloiço.
- Sobe escadas com ajuda.
- Dobra-se pela cintura, para apanhar objectos sem cair
- Imita movimentos circulares
- Enfia 4 contas grandes em 2 minutos.
Read more: http://bananinhaazul.blogspot.com/p/desenvolvimento.html#ixzz2juyfRb8n
Nenhum comentário:
Postar um comentário