Seguidores

domingo, 17 de novembro de 2013



American Speech and Hearing Association define linguagem como um complexo e dinâmico sistema de símbolos convencionais utilizado de vários modos para o pensamento e comunicação. É descrita nos parâmetros fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático e os fatores biológicos, cognitivos, psicossociais e ambientais determinam seu aprendizado e uso. A linguagem constitui um claro exemplo de função cerebral superior e seu desenvolvimento sustenta-se em uma estrutura anatomofuncional já determinada geneticamente e no estímulo verbal que o meio oferece. Dentro da estrutura anatomofuncional, participam diversos sistemas e subsistemas que atuam em série e paralelo. 
O neurocientista António Damásio considera três sistemas funcionais de linguagem: 
1-o operativo ou instrumental, que corresponde à região perissilviana do hemisfério dominante e onde tem lugar o processamento fonológico; 
2-o semântico, que inclui extensas áreas corticais de ambos os hemisférios e governa o significado das palavras, 
3-e o de mediação, que engloba áreas frontais, temporais e parietais que rodeiam o sistema operativo e no qual o léxico se organiza de forma modular. 
Com os avanços recentes dos estudos em neuroimagem, puderam criar modelos anatomopatológicos da ativação cerebral durante a função linguística e constatou-se que a localização cerebral das áreas ativadas durante o processo de linguagem, com exceção da prosódia afetiva, está lateralizada preferencialmente para o hemisfério esquerdo, envolvendo áreas córtico-subcorticais. Em estudos realizados com indivíduos sadios, observou-se que durante a leitura silenciosa de palavras, entram em ativação os hemisférios occipitais direito/esquerdo e o córtex temporal direito. Diferentes áreas temporais esquerdas e a região frontal inferior esquerda são responsáveis pela integração dos processos semântico e fonológico. Em áreas como o córtex temporal medial esquerdo ocorre o processamento da compreensão linguística e o giro supratemporal esquerdo, córtex motor e pré-motor ipsilaterais, putâmen esquerdo e parte de ambos os hemisférios cerebelares são responsáveis pela realização dos movimentos articulatórios durante a tarefa de repetição de sílabas. A ativação cerebral relacionada à prosódia emocional ou afetiva (variações na modulação da voz durante o discurso) encontra-se dividida em três etapas: 
1. Lobo temporal direito na obtenção da informação acústica; 
2. Sulco temporal póstero-superior direito na representação das sequências acústicas; 
3. Córtex frontal inferior bilateral e gânglios da base, que representam ordenadamente a avaliação e expressão da prosódia afetiva.

Fonte: Manual de Iniciação em Neurocirurgia, Fernando Campos e Gomes Pinto.
COMPONENTES DE UMA LÍNGUA ARTICULADA....

1-fonemas- elementos sonoros cuja encaminhamento em uma ordem determinada forma os morfemas.
2-morfemas- unidades linguísticas mínimas que tem um sentido ou cuja combinação forma as palavras  (nas línguas gestuais o equivalente dos morfemas são os signos visuais-motores).
3-sintaxe ( ou gramática)- arranjo de palavras em frase que segundo uma ordem obedece uma ordem precisas).
4-léxico- conjunto de palavras de uma língua. cada elemento do léxico indica os morfemas e as sintaxe da palavra correspondente, mas não fornece seu sentido.
5- semântica- sentido corresponde a cada elemento do léxico e a cada rase possível.
6-prosódia- entonação vocal suscetível de modificar o sentido literal das palavras e frases.
7- discurso- sequencia de frases que forma uma narraçao.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário