Seguidores

domingo, 21 de outubro de 2012

O cérebro de um psicopata é diferente do das pessoas normais ?

Em qual nível de psicopatia a personagem "Carminha" se encaixa?




      A personagem apresenta sinais do transtorno da personalidade antissocial. A psicopatia, em geral, em muitos casos é associada a crimes brutais, porém as principais características de alguém que tem o distúrbio são a incapacidade de internalizar regras sociais, ausência de remorso, falta de empatia e um raciocínio extremamente particular, em que qualquer atitude justifica a realização de um desejo. Na vida real, há pessoas que usam o amor  de alguém para conseguir o que querem: status, dinheiro, vingança e até afeto.
        Psiquiatras afirmam que o psicopata nasce com uma predisposição genética, para a manifestação desse comportamento de insensibilidade afetiva, sendo manifestada ao longo da vida. Os psicopatas são 4% da população e que não há cura para eles, porém as manifestações podem ser diminuídas, controladas. E que existem três níveis de psicopatas:
- o leve, que concentra os reconhecidos golpes 171 (estelionato ou fraude) e atinge uma pessoa;
- o moderado, que aplica o mesmo golpe, mas em um campo social maior (como o superfaturamento na compra de remédios para o sistema de saúde pública) e acaba prejudicando milhares de pessoas;
- o grave, o assassino para quem não basta matar, tem que haver atos de crueldade. Porém, esse último tipo é mais raro.
Em qual nível de psicopatia a personagem "Carminha" se encaixa?
Fonte: UOL

Para saber mais...

O cérebro de um psicopata é diferente do das pessoas normais ?

   Psicopatas não tem não emoção. A área do cérebro conhecida como Sistema Límbico, é a central das nossas emoções, mas nos psicopatas, ela está quase que totalmente desativada.
    Em pessoa normais, o sistema límbico, trabalha junto com o lobo frontal, este por sua vez responsável pela razão. Os dois atuando juntos, fazem o equilíbrio entre a razão e emoção nos seres humanos. No caso dos psicopatas, além do sistema límbico não funcionar, o lobo frontal funciona de forma acima do normal, isso os faz pessoas 100% razão e 0% emoção.
    Devido ao seu grau de inteligência elevado, eles aprendem rapidamente a simular emoções, mas, não passa de uma simulação. Para eles, palavras como amor e caderno, causam exatamente a mesma reação. Eles têm capacidade de fingir estar sentindo… embora, jamais saberão do que se tratam sentimentos reais.


Um comentário:

  1. Não creio muito nessa forma de se ver os psicopatas. Eles têm emoções, claro têm! A diferença é que eles não respondem emocionalmente de forma padronizada em situações onde se deveria agir de forma afetiva, pois eles não desenvolveram afetos como a maioria das pessoas. O único transtorno em que não há manifestações emocionais é o Transtorno de Despersonalização e Desrealização, que aparece com outros nomes dependendo do manual em que é descrito. Psiquiatras afirmam que os psicopatas nascem com uma predisposição genética, porém, isso ainda não foi comprovado cientificamente e existem outras teorias que tentam explicar as causas desses transtornos de personalidade. Pra falar a verdade, a teoria genética é a menos plausível e na maioria das vezes é combinada com outras teorias psicológicas, mas essa teoria genética ficou muito popularizada na mídia. Dizer que o sistema límbico deles é desativado é bobeira, pois eles fazem coisas que precisam do sistema límbico ativo, na verdade o problema não está no sistema límbico e sim na significação das coisas, ou seja, os psicopatas são pessoas que aprenderam de forma consciente ou inconsciente a significar as coisas de forma diferente, por isso que não possuem remorso, o problema do psicopata é socialmente interativo e não biológico, isso de acordo com a maioria das pesquisas, mesmo que haja possibilidades de algum fator biológico no meio de tal processo.

    ResponderExcluir