O desenvolvimento
Neuropsicomotor (DNPM) apresenta-se como um processo de mudanças no
comportamento motor de um indivíduo e que está interligado com a idade. Esse
processo é muito importante para o ser humano, pois quando o recém-nascido (RN)
nasce o seu sistema nervoso central (SNC) ainda não está completamente
desenvolvido e em consequência disso ele é totalmente dependente das pessoas
que fazem parte de seu convívio. Entretanto, é a partir de estímulos, tanto
sensorial quanto motor, que o seu desenvolvimento ocorrerá e se manterá em
constante evolução, auxiliando também no seu processo de aprendizagem.
Terceira Infância
É o terceiro período de vida
do indivíduo, entre as idades de aproximadamente 6 a 12 anos que as crianças
crescem e precisam se alimentar bem, necessitam de cuidados especiais esta é
uma fase escolar e sociável, a criança começa a interagir em seu meio e
adquirir novas descobertas e novos conhecimentos. Todas as experiências mais
precoces da criança são cruciais ao desenvolvimento cerebral sendo que a neurociência
tem demonstrado que a interação com o ambiente não é apenas um acidente de
percurso no desenvolvimento cerebral, mas é um requisito fundamental. As experiências
vividas pelas crianças nos primeiros tempos de vida têm um impacto decisivo na construção
cerebral e, por conseguinte, na natureza e extensão das suas capacidades
adultas.
A terceira infância é um
período de algumas transformações, das quais se cita os exemplos, embora o
físico, o mental, social e o emocional se inter-relacionam, nas diversas faixas
etárias:
Na terceira infância, ocorrem
mudanças importantes no campo dos relacionamentos e no conceito de self, e consequente
desenvolvimento da autoestima. A construção de sua forma de relacionamento com
seus pares e familiares constitui-se de ferramenta importante no ciclo vital,
neste período. Então estar atento como isso esta acontecendo, se a socialização
da criança está se dando de forma natural ou está se mostrando muito retraído
durante esta fase, são indícios de necessidade ou não de uma intervenção,
procurando ajudar no campo psicossocial deste ser em desenvolvimento.
Nesta fase, em especial no
âmbito escolar, pois o mesmo passa a ser o cenário do desenvolvimento da
criança, que encontra neste, um espaço propício para o desenvolvimento de sua
autonomia e construção de sua identidade. No âmbito familiar ainda é de
dependência, mas na escola e com os amigos a criança passa a conhecer outros
limites, seus e dos outros, e constrói suas redes sociais.
Referências Bibliográficas:
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