Seguidores

sábado, 15 de março de 2014

O ato de falar







Do UOL, em São Paulo
O ato de falar exige uma ação mais sofisticada do cérebro do que se pensava, mostra um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, e publicado nesta quinta-feira (15) pela revista especializada Nature.
De acordo com o estudo, o processo neurológico que liga comandos motoros a sons, necessário para produzir a fala, ocorre nos dois lados do cérebro.
Anteriormente, também acreditava-se que o processo da fala envolvia conexões motoras e sonoras, porém pensava-se que essa interação sensorial ocorria apenas no hemisfério esquerdo do órgão, ligado ao processamento da linguagem.
Isso mudou após experimento realizado pelo pesquisador Bijan Pesaran e sua equipe, que usaram a técnica da eletrocorticografia para coletar dados neurológicos produzidos por um grupo de participantes.
A análise, feita com o uso de eletrodos plugados a ambos os hemisférios do cérebro dos participantes, mostrou que a interação sensorial-motora (na qual estímulos sensoriais são convertidos em comandos motores) ocorre nos dois lados do órgão.
Para os autores do estudo, a descoberta comprova que o processo faz parte de uma interface única —ligando tanto percepção de fala quanto sua produção— e não de apenas um sistema lateral.
 
Leia mais em: http://zip.net/bml5M3


Nenhum comentário:

Postar um comentário