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sábado, 9 de março de 2013

Psicopedagogia Fundamentos e os Novos Paradigmas



Psicopedagogia Fundamentos e os Novos Paradigmas

Apareceu em meados do séc. XIX, na Europa, para sanar problemas de aprendizagem;
Paris (1946) Juliette Boutonier e George Mauco fundaram o 1º centro com direção médica e pedagógica. Preocupavam-se com estes problemas como questões orgânicas;

Centros tratavam de articular Psicologia, Psicanálise e Pedagogia;

Suíça - foi fundado um centro de educação que estimulava a percepção (deficiências sensoriais), por Pestalozzi;

Momento histórico – chegada do capitalismo industrial. População acreditava que a Ciência era a única capaz de responder seguramente aos problemas sociais;

A criança que não aprendia era vista como “anormal”, atribuindo-a a uma anomalia de ordem anatomofisiológica;

Classes especiais – introduzidas nas escolas públicas por Edouard Claparède (Profº de Psicologia) e François Neville (Neurologista); (BOSSA, 2007);

Educador Seguin e o Psiquiatra Esquirol – formaram a 1ª equipe médico - pedagógica que buscava os problemas neurológicos que afetavam a aprendizagem;

Mesma época, Maria Montessori, criou seu método de aprendizagem para crianças com problemas mentais e, posteriormente, adaptado a todas as crianças;

Ovidi Decroly (psiquiatra) – criou técnicas de observação e filmagens, direcionadas à Educação Infantil (BOSSA, 2007);

EUA e Europa – aumenta o número de escolas particulares e de ensino individualizado para crianças de “aprendizagem lenta”;

França (1948) – criado o termo “Pedagogia Curativa”, para nomear o tratamento realizado às crianças desadaptadas da educação;

Você sabia que... Muito antes de se falar em Psicopedagogia já existiam experiências profissionais voltadas para a aprendizagem? Desde o século XIX médicos já se preocupavam em dar nomes às dificuldades de aprendizagem, iniciando o processo terapêutico de reeducação na identificação e classificação de possíveis desvios (RUBINSTEIN, 1999);

Caminhos da Psicopedagogia
Saiba Mais... Muitos nomes contribuíram para o sistema educacional, alguns destes citados até os dias atuais:
Lacan, Mannoni, Ajuriaguerra, Mery Lobrot, Vayer, Debesse, Diatkine, Mauco, Pichón-Rivière;
França – Argentina – Brasil;

Na América do Sul, iniciou-se na Argentina;
Necessidade de profissionais em ocupar o espaço de trabalho entre o Pedagogo e o Psicólogo – sem cursos especializados;

Primeiros centros de saúde surgiram em Buenos Aires, na década de 70 – Cursos de especialização (BOSSA,2007);
Três momentos que fundamentaram a Psicopedagogia:
1º- Formação da Psicopedagogia em Filosofia, Biologia e Psicologia (1956-1961);
2º - Psicopedagogo emaranhava-se entre a cognição e a função afetiva (1963-1969);
3º Foram incluídas disciplinas clínicas (1978);

Psicopedagogia vem sofrendo modificações desde a Europa até chegar ao Brasil, o que ocorreu na década de 50 pelo serviço de Orientação Psicopedagógico, o qual objetivava melhorar a relação professor-aluno, difundindo-se no país como abordagem psico-neurológica do desenvolvimento humano (FERNÁNDEZ, 1990);
Os cursos de especialização surgem em Porto Alegre. Aqui no Brasil, o profissional Psicopedagogo emerge como educador e, posteriormente, atinge a área escolar a fim de minimizar a incidência de crianças com distúrbios (BOSSA, 2007);

ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia) teve sua origem na Associação Estadual de Psicopedagogia de São Paulo, fundada em 1980 por um grupo de profissionais já atuantes na área, que se preocupavam com os problemas no processo da aprendizagem;
Nestes anos, a ABPp vem cuidando de questões referentes à formação, ao perfil e ao reconhecimento profissional do Psicopedagogo (ABPp, 2009);
Definição 1- A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento (SAMPAIO,2006);

Definição 2 – É o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas, quais sejam a Pedagogia e a Psicologia. O campo dessa mediação, recebe a influência da Psicanálise, da Linguística, da Semiótica, da Neuropsicologia, da Psicofisiologia, da Filosofia e da Medicina (WIKPÉDIA,2009);

Para exemplificar mais claramente a unificação das influências na Psicopedagogia, abordaremos resumidamente cada item, a saber:

PSICANÁLISE – Surgiu em meados de 1980, com Sigmund Freud, médico interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos (WIKPÉDIA,2009);

LINGUÍSTICA - Estudo científico da linguagem verbal humana;

SEMIÓTICA – “Arte de sinais”. Estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas de significação;

NEUROPSICOLOGIA – Interface ou aplicação da Psicologia e da Neurologia. Estuda as relações entre o cérebro e o comportamento animal;

PSICOFISIOLOGIA – Estuda a base fisiológica das funções motoras, especialmente ao que se refere a reflexos, postura, equilíbrio, coordenação motora e mecanismo de execução dos movimentos.
Com o passar dos anos vem crescendo a necessidade de sistematizar esta profissão. Para que todos os profissionais da área sigam a mesma linha e não acabassem realizando técnicas de outras especialidades, faz-se necessário a regulamentação da Psicopedagogia como profissão;

Segundo o Conselho Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, em junho de 1997, a assessoria psicopedagógica aos trabalhos realizados em espaços institucionais, foi síntese do Projeto de Lei de nº 3124/97. Este Projeto visa regulamentar a profissão de Psicopedagogo e criar os Conselhos Federal e Regional de Psicopedagogia;

2001 – Entra em vigor a Lei que diz que o Poder Executivo autoriza a implantar assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de Ensino Básico Público, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem;



20/09/2001 – Lei nº 10.891 – “a implantação de assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino do Estado de São Paulo forma transformadas em Lei Estadual pelo Projeto de Lei nº 128/2000. A assistência abrangerá os níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é propiciar o diagnóstico e a prevenção de problemas de aprendizagem, enfocando o aluno e a instituição de ensino (ABPp, 2009);

“Resta adiante, o desafio da investigação, da reformulação de conceitos e práticas referentes ao aprendiz do final do século, imerso em um mundo global, com novas formas de acesso à informação e à aprendizagem” (MUNIZ,1999).
Profª Mônica A F Rasoppi

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