Seguidores

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Autismo e Memória

Autismo e Memória
Existe alguma teoria que explique a memória fantástica que alguns autistas exibem?
Ataide Carlos Ribeiro do Nascimento, Médico Psiquiatra, Joinville (SC).


Os autistas realmente apresentam, nao somente uma memoria surpreendente, mas tambem outras habilidades extraordinarias que nao sao exibidas pela maioria das pessoas, incluindo calculo matematico, habilidades artisticas e musicais.
Com relacao a sua memoria, eles sao capazes de se lembrar e responder prontamente, por exemplo, que dia da semana foi 4 de abril de 1958. Eles tambem podem se lebrar de datas de nascimento e morte de amigos ou de pessoas publicas como de presidentes, de suas familias. Costumam tambem se lembrar de pessoas que nao viram ha' mais de 20-30 anos.
A razao pela qual alguns individuos autistas apresentam estas habilidades ainda e' desconhecida. E' possivel pensar em uma compensacao de regioes cerebrais especializadas dada a deficiencia de outras. Existem muitas teorias, mas nenhuma evidencia sustenta qualquer uma delas. Dr. Rimland do Center for the Study of Autism, nos EUA, especula que estes individuos "têm uma inacreditavel habilidade de concentracao e podem focalizar completamente a sua atencao em uma area especifica de interesse".
Silvia Helena Cardoso, PhD, Psicobióloga, Campinas (SP).


A memoria fotografica tem um bom exemplo em alguns portadores de autismo infantil, que apresentam uma fantastica memoria fotografica. Parece ser fruto de hiper-desenvolvimento de determinadas regioes cerebrais em detrimento de outras que ficam bastante comprometidas. Este desequilibrio parece mesmo ser uma anomaliag ainda que tal desenvolvimento seja desejavel. A dominancia cerebral - estudos sobre mancinismo referendam esta dominancia cerebral e consequente aumento de sinapses.
Prof. Dr Luis Carlos calil Responsavel pela disciplina de Psiquiatria Clínica da Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro - Uberaba MG


Copyright 1997 Universidade Estadual de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário