Seguidores

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Adianta ficar cabisbaixo?


A depressão é praticamente uma epidemia mundial, como havia prevenido Sigmund Freud, o mal do século. Em uma das postagens deste blog, foi visto que o transtorno poderia ser explicado por um excesso de conectividade entre as regiões frontais cerebrais e o restante do cérebro. Como se o indivíduo ficasse resignado aos próprios pensamentos.
A depressão não é uma “doencinha qualquer”: dados oficiais revelam que a taxa de suicídios, por exemplo, aumentou 17% em 10 anos, de 1998 a 2008. Aos mínimos sintomas de uma indisposição que não melhora para as atividades do dia a dia, choro fácil, preferência por ficar em casa a maior parte do tempo, afastado dos círculos sociais, um especialista deve ser consultado. Falta energia, ânimo, surgem dores difusas e inexplicáveis pelo corpo e uma sensação de esgotamento parece desvaler o dia. O sono não vem... Você já se sentiu assim?
Contudo, o que mais pode ser útil além de reconhecer os sintomas depressivos e tomar a decisão acertada de procurar um especialista? Mudar o jeito de encarar o problema. É difícil perceber, mas eventualmente as pessoas se habituam aos sintomas da depressão, cultivam e perpetuam os efeitos desse transtorno, seja porque o próprio organismo se acostuma com os novos hábitos, seja em função do chamado ganho secundário. A centralização da atenção por parte das pessoas próximas e a perda da responsabilidade sobre os acontecimentos diários, pois o indivíduo foi agora rotulado como uma pessoa doente e incapaz, são só alguns exemplos deste ganho.
Situações que dependem principalmente da própria pessoa: erguer a cabeça, manter a mente aberta para estímulos novos e fugir ativamente dos pensamentos ruins, até que se tornem menos importantes. Andar cabisbaixo cria vícios de postura, faz perder oportunidades e afasta ainda mais as pessoas. Como diria Augusto Cury, ser feliz é, antes de tudo, passar de vítima a autor da própria história.

mindasks (fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário