Seguidores

domingo, 24 de julho de 2011

Sistema Urinário

Sistema Urinário



O sistema urinário é um conjunto de órgãos responsáveis pela filtração do sangue, produzindo urina e controlando o equilíbrio hídrico (líquidos) do corpo.
Este sistema é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Além de eliminar substâncias desnecessárias e prejudiciais como resíduos metabólicos das células, toxinas etc. Este sistema também realiza outras funções muito importantes para o nosso organismo.
Rins - Transformam em urina a água e as substâncias químicas removidas do sangue.
Ureteres - São órgãos tubulares e musculares que drenam a urina dos rins até a bexiga.
Bexiga - Armazena a urina até que possa ser eliminada.
Uretra - Canal através do qual a urina é expelida do corpo.


Doenças do aparelho urinário
Os problemas do aparelho urinário são, em geral causados pela idade. Com o envelhecimento, os rins tornam-se menos eficientes, os músculos dos ureteres, bexiga e uretra vão perdendo flexibilidade, tornando-se vulneráveis a infecções.
Pedras nos rins são cristais de diferentes tamanhos, formados de constituintes urinários que se depositam nos rins, mas podem ser encontradas em qualquer parte do aparelho urinário. Como causam obstrução, provocam muita dor, que se irradia para as costas e abdómen, com náuseas e vómitos. O tratamento, em geral, é cirúrgico para remoção de cálculos grandes. Modernamente, existe a litotrícia ultra-sónica, por meio da qual a pedra é fragmentada a laser e, posteriormente, eliminada naturalmente. A conduta de carácter preventivo é a ingestão aumentada de água, para que a urina seja eliminada menos concentrada.

Hemodiálise
Quando nenhum dos anteriores pode ser utilizado ou não se encontra disponível, recorre-se a este tratamento. A hemodiálise simula um rim realizando uma filtragem artificial. O doente é ligado a uma máquina onde o seu sangue vai circular e vai ser filtrado. A máquina usa um sistema de membranas artificiais através do qual retém a maior parte dos resíduos prejudiciais ao organismo funcionando como os nefrónios.
Dada a constante produção de substâncias tóxicas pelo organismo, o doente tem que ser ligado à máquina pelo menos uma vez de dois em dois dias, dependendo do grau de insuficiência renal.
Cistites
Infecções na bexiga que provocam dificuldade na micção e ao mesmo tempo uma maior necessidade de urinar. Em casos muito graves esta doença pode originar úlceras na bexiga.
Este tipo de infecções é provocado por bactérias que muitas vezes habitam no intestino onde não provocam qualquer problema. Contudo quando estas são transportadas para bexiga ou mesmo os rins, podem causar problemas graves. Dado o sexo feminino possuir uma uretra de menor comprimento, está mais vulnerável a este tipo de infecções. Além das bactérias intestinais podem surgir outros tipos de infecções provocadas por vírus ou outros agentes que debilitem o sistema imunitário de tal forma que os produtos tóxicos resultantes sejam nocivos aos rins.
Incontinência urinária
É a falta de controlo da bexiga, com perda involuntária da urina. Acontece principalmente, aos idosos, porque os músculos que controlam a passagem da urina para a uretra tornam-se menos eficientes. Pode ser causada por infecção urinária.
Há dois tipos de incontinência:
Incontinência de urgência - incapacidade de controlar a bexiga ao sentir vontade de urinar.
• Incontinência de esforço - a urina escapa quando ocorre aumento súbito de pressão no abdómen. Acontece ao tossir, espirrar, pular, correr, evacuar, erguer objectos, sendo mais comum nas mulheres.
O tratamento varia de acordo com o tipo de incontinência. Podem incluir exercícios para fortalecer os músculos da pelve, medicamentos e, até, cirurgia reparadora. Mesmo quando é crónica, a medicina dispõe de meios que tornam mais fácil conviver com o problema. Retenção urinária é a dificuldade para esvaziar a bexiga por obstrução do esfíncter. As causas podem ser stress, problema neurológico, ou aumento da próstata.
Prevenção das doenças urinárias
Ingerir líquidos para maior formação de urina, favorecendo a eliminação de bactérias. Urinar várias vezes ao dia. Micções frequentes defendem o aparelho urinário contra a penetração de bactérias.
pesquei na net

Nenhum comentário:

Postar um comentário