Seguidores

domingo, 24 de julho de 2011

Mães de gémeos parecem ser mais saudáveis

Estudo indica que têm maior esperança de vida

2011-07-20
Estudo indica que são mais férteis
Estudo indica que são mais férteis

Conceber naturalmente e dar à luz gémeos pode ser um sinal de boa saúde, revela um estudo realizado nos EUA, que foi publicado na revista “Proceedings of the Royal Society B”. Este trabalho, que recorreu a arquivos históricos, constatou que entre as mulheres que nasceram no estado norte-americano de Utah, por volta de 1800, aquelas que deram à luz gémeos apresentaram uma esperança de vida maior do que as restantes mães que tiveram um bebé de cada vez.

Os investigadores da Universidade do Utah analisaram os registos de 59 mil mulheres, não poligâmicas, do Banco de Dados da População do Utah, que tinham nascido entre 1807 e 1899 e que viveram durante, pelo menos, 50 anos. Deste conjunto, 4600 deram à luz gémeos.

Entre as mulheres nascidas antes de 1870, as mães que tiveram gémeos apresentaram um risco 7,6 por cento menor de morrer após os 50 anos do que as mães que tiveram um bebé de cada vez. Nas que nasceram entre 1870 e 1899, o risco foi de 3,3 por cento mais baixo para as mães de gémeos, embora não tenha sido estatisticamente significativo.

O estudo também descobriu que as mães de gémeos tiveram mais filhos, apresentavam um intervalo menor entre partos e eram mais velhas quando tiveram o último filho.

“A opinião predominante é que o fardo da gravidez para as mulheres é mais pesado quando têm gémeos. Mas nós encontrámos o oposto: as mulheres que, naturalmente, têm gémeos, de facto, vivem mais e são mais férteis", referiu Ken Smith, professor de estudos da família.

Outro dado interessante do estudo e que, segundo o especialista é novo, é que as mães de gémeos parecem ser mais saudáveis. "Esta saúde inata que contribui para a capacidade de ter gémeos, também colabora para a sua longevidade", indicou.

Contudo, o estudo pode ter algumas limitações, dado que não foram observados dados relativos às mulheres que morreram no parto ou antes da menopausa, mas apenas aquelas que atingiram pelo menos 50 anos.

pesquei na net

Nenhum comentário:

Postar um comentário