Seguidores

domingo, 24 de julho de 2011

Pedra, papel ou tesoura?

Pedra, papel ou tesoura?

É mais provável ganhar com os olhos fechados

2011-07-21
As respostas de imitação são tão difíceis de parar que parecem ‘automáticas’
As respostas de imitação são tão difíceis de parar que parecem ‘automáticas’
Investigadores da University College London (UCL) revelam, num estudo recentemente publicado no Proceedings of the Royal Society B, que a vontade humana para imitar os outros é tão forte que a probabilidade de ganhar o jogo da mão Pedra-Papel-Tesoura é maior com os olhos fechados do que abertos.

Pedra (punho fechado), papel (mão aberta), ou tesoura (punho com dedos indicador e médio abertos como tesouras), estes são os três possíveis gestos de mão única que dois jogadores têm que mostrar ao mesmo tempo.
Um vencedor é declarado quando a pedra bate a tesoura (porque pode esmagá-la), o papel bate a pedra (porque pode envolvê-la) e a tesoura bate o papel (porque pode cortá-la). O jogo termina num empate quando ambos jogadores mostram os mesmos gestos da mão.

Existem nove padrões prováveis que compreendem: três do ganha-perde, três de perde-ganha, e três de empate. Consequentemente, se ambos adversários mostrarem a mão precisamente ao mesmo tempo, a probabilidade do jogo terminar num empate é um em cada três.

Estas foram as observações feitas pelos investigadores, quando ambos jogadores estavam de olhos vendados. Quando um dos jogadores não usava uma venda nos olhos, a probabilidade de empate aumentou. Os jogadores não puderam resistir imitar os gestos da mão do adversário com os olhos vendados.

Copiar os gestos

Para o estudo foram recrutados 45 voluntários por Richard Cook e colegas, do Departamento de Ciência Cognitiva, Perceptiva e Cerebral da UCL. Os jogadores foram obrigados a jogar numa das duas condições: com e sem venda nos olhos.

Numa primeira experiência, ambos jogadores estavam com os olhos vendados. Na segunda, apenas estava um. Para evitar empates, os jogadores que ganhassem a maioria dos jogos ganhavam uma recompensa financeira.

Richard Cook e colegas observaram que, na primeira experiência, um em cada três jogos terminaram em empate. No entanto, na segunda experiência, o número de jogos que terminaram em empate foi significativamente maior: os gestos da mão do jogador com os olhos vendados foram copiados pelo jogador sem venda.

Segundo Richard Cook, “a partir do momento que nascemos, somos frequentemente expostos a situações em que executar uma acção é capaz de predizer assistir à mesma acção, ou vice-versa. Por exemplo, pais de recém-nascidos não conseguem evitar de imitar as expressões faciais de seus filhos - sorrindo, pondo a língua de fora, etc.”.

Mais acrescentou: “quando uma pessoa começa a bater o pé numa sala de espera não é invulgar que a sala toda comece a tocar os pés sem pensar”.

As respostas de imitação ocorrem mais rapidamente do que as não imitadas, mas não há evidência suficiente para suportar isto, segundo Richard Cook.

O estudo mostra que tais respostas de imitação podem ser difíceis de parar, parecendo assim serem quase ‘automáticas’.

pesquei na net

Nenhum comentário:

Postar um comentário