Seguidores

domingo, 24 de julho de 2011

Sistema digestório


O sistema digestivo, que se estende desde a boca até ao ânus, encarrega-se de receber os alimentos, fraccioná-los nos seus nutrientes (um processo conhecido como digestão), absorver estes nutrientes para a corrente sanguínea e eliminar do organismo os restos não digeríveis dos alimentos. O tracto gastrointestinal é composto pela boca, garganta, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, recto e ânus. O aparelho digestivo também inclui órgãos que se encontram fora do tracto gastrointestinal, como o pâncreas, fígado e a vesícula biliar.

A boca é o ponto de entrada do sistema digestivo, o seu interior é revestido por uma membrana mucosa. Os alimentos são divididos em partículas mais facilmente digeríveis ao serem cortados com os dentes e mastigados a digestão começa quando a saliva que provém das glândulas salivares reveste estas partículas com enzimas digestivas.A deglutição inicia-se voluntariamente e continua de forma automática. Para impedir que a comida possa passar para a traqueia e chegar aos pulmões, uma pequena lingueta muscular fecha-se ao mesmo tempo que a zona posterior do céu-da-boca se levanta para evitar que a comida suba para o nariz.
Esófago é o tubo digestivo que faz comunicar a garganta (faringe) com o estômago. As suas paredes impulsionam os alimentos para o estômago por meio de contracções musculares rítmicas (chamadas ondas peristálticas) perto da união da garganta com o esófago há uma faixa muscular chamada esfíncter esofágico superior. Ligeiramente acima da união do esófago com o estômago há outra faixa muscular chamada esfíncter esofágico inferior. Quando o esófago está em repouso, estes esfíncteres contraem-se de tal forma que os alimentos e o ácido gástrico não refluem em direcção à boca.
Estômago O estômago é um órgão muscular grande, oco e com forma de feijão. Os alimentos chegam ao estômago, desde o esófago, e passam através dum músculo com forma de anel (um esfíncter que se abre e fecha normalmente o esfíncter impede que o conteúdo gástrico volte ao esófago.
O estômago serve como área de armazenamento para os alimentos, contraindo-se ritmicamente e misturando-se com as enzimas. As células que revestem a superfície gástrica segregam três substâncias importantes: muco, ácido clorídrico e o precursor da pepsina. O muco cobre as células do revestimento do estômago para as proteger do ácido das enzimas. O ácido clorídrico proporciona o ambiente fortemente ácido necessário para que a pepsina fraccione as proteínas. A elevada acidez do estômago também actua como uma barreira contra a infecção, pois elimina a maior parte das bactérias. Os impulsos nervosos que chegam ao estômago estimulam a secreção ácida, a hormona gástrica (segregada pelo estômago) e a histamina (substância também libertada pelo estômago). Só algumas substâncias, como o álcool e a aspirina, podem ser absorvidas directamente a partir do estômago.

Fígado é um órgão de grande tamanho, com múltiplas funções, mas só algumas estão relacionadas com a digestão.
Os nutrientes que procedem dos alimentos são absorvidos pela parede intestinal, provida de grande quantidade de pequenos vasos sanguíneos. Estes capilares chegam às veias que, por sua vez, se ligam a veias maiores e, finalmente, penetram no fígado através da veia porta. Esta veia divide-se, dentro do fígado, em vasos minúsculos, onde se processa o sangue que lá chega.
Este sangue é processado de duas formas, por um lado, são eliminadas as bactérias e outras partículas estranhas absorvidas desde o intestino e, por outro, muitos dos nutrientes absorvidos são fraccionados de tal forma que possam ser utilizados pelo organismo. O fígado desenvolve este processo a grande velocidade e passa o sangue carregado de nutrientes para a circulação geral.
O fígado produz aproximadamente metade do colesterol do corpo. O resto provém dos alimentos. Cerca de 80 % do colesterol produzido pelo fígado é utilizado para a formação da bílis.

Vesícula biliar é um órgão pequeno localizado debaixo do fígado que tem forma de pêra. Armazena um líquido amarelo esverdeado produzido pelo fígado, até que o aparelho digestivo dele necessite A bílis é composta de sais biliares como a bilirrubina, colesterol e outras gorduras. A bílis é utilizada pelo organismo para que o colesterol, as gorduras e as vitaminas dos alimentos gordos sejam mais dissolúveis e, desse modo, possam ser melhor absorvidas a bílis também se segregam algumas proteínas que têm um papel importante na função digestiva.

Pâncreas é um órgão que contém dois tipos de tecidos os ácidos, que produzem os enzimas digestivas, e os ilhéus, que segregam hormonas. O pâncreas segrega enzimas digestivas para o duodeno e hormonas para a corrente sanguínea.
As enzimas digestivas são libertas desde as células dos ácidos e chegam ao canal pancreático através de vários canais. As enzimas segregadas pelo pâncreas digerem as proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras. O pâncreas também segrega grandes quantidades de bicarbonato de sódio, que protege o duodeno ao neutralizar o ácido procedente do estômago.
As três hormonas produzidas pelo pâncreas são a insulina que diminui o valor de açúcar (glicose) no sangue, a glucagina, que, pelo contrário, aumenta, e a somatostatina, que impede a libertação das outras duas hormonas

Intestino delgado o alimento entra no duodeno através do esfíncter em quantidades que o intestino delgado possa digerir, quando este se enche, o duodeno indica ao estômago que pare o esvaziamento.
O duodeno recebe enzimas do pâncreas e bílis do fígado, estes líquidos chegam ao duodeno através do esfíncter contribuem de forma importante para os processos de digestão e de absorção. O peristáltico também ajuda a digestão e a absorção ao revolver os alimentos e misturá-los com as secreções intestinais.

Intestino grosso compreende do cólon ascendente (direito), ao cólon transverso, o cólon descendente (esquerdo) e o cólon sigmóide, o qual está ligado ao recto. O apêndice é um pequeno segmento com a forma de um dedo que sai do cólon ascendente perto do ponto onde este se une ao intestino delgado. O intestino grosso segrega muco e é o responsável principal pela absorção da água e dos electrólitos das fezes.
A grande variedade de bactérias que vivem no intestino grosso pode, além disso, digerir algumas substâncias, o que facilita a absorção de nutrientes pelo organismo. As bactérias do intestino grosso também fabricam algumas substâncias importantes, como a vitamina K. Estas bactérias são necessárias para a função normal do intestino. Algumas doenças e antibióticos podem alterar o equilíbrio entre os diferentes tipos de bactérias no intestino grosso. O resultado é uma irritação que conduz à secreção de muco e de água, provocando diarreia.

Recto é uma câmara que começa no fim do intestino grosso, a seguir ao cólon sigmóide, acabando no ânus. Normalmente, o recto está vazio porque as fezes são armazenadas mais acima, no cólon descendente. Quando o cólon descendente se enche, as fezes passam para o recto estimulando a defecação. pela qual os materiais residuais abandonam o organismo. O ânus é formado em parte pelas camadas superficiais do organismo, incluindo a pele, e, em parte, pelo intestino. É revestido por uma camada formada pela continuação da pele. Um anel muscular mantém o ânus fechado.

Algumas doenças relacionadas com o sistema digestivo.

Esófago a mais frequente das infecções é (sensação de dificuldade em engolir) e a dor no peito ou nas costas.
Estômago as lesões do estômago pode desenvolver úlceras, obstruir-se e formar tumores.
Fígado gordo, a hepatite alcoólica, a cirrose, a cirrose biliar primária, a colangite esclerosante primária e o défice de alfa1-antitripsina
Vesícula a colecistite é uma inflamação da parede da vesícula biliar, podem resultar de lesão do fígado.em geral, resultado de um cálculo no canal cístico, que causa um ataque de dor repentino e muito agudo em casos raros, a inflamação é causada por uma infecção bacteriana.

Pâncreas lesão pancreática pode permitir aos enzimas sair para o exterior e penetrar na corrente sanguínea ou na cavidade abdominal, onde provocam irritação e inflamação do revestimento da cavidade ou de outros órgãos.

Intestino doenças inflamatórias do intestino são perturbações crónicas em que o intestino se inflama, provocando muitas vezes cólicas abdominais recorrentes e diarreia, enterite é uma inflamação crónica da parede intestinal. A doença afecta tipicamente toda a espessura da parede intestinal.

Recto as hemorróidas podem inflamar-se, desenvolver um coágulo sanguíneo sangrar ou hipertrofiar-se ou sair para fora pelo ânus.
As hemorróidas podem formar-se devido a esforços repetidos e intensos durante as evacuações. A prisão de ventre pode piorar a situação.

pesquei na net

Nenhum comentário:

Postar um comentário