Seguidores

domingo, 24 de julho de 2011

expressões faciais

Sob interrogatório é difícil suprimir todas as expressões faciais

Estudo publicado no Journal of Nonverbal Behavior

2011-07-22
Mark Frank estuda microexpressões que podem indicar que uma pessoa está a mentir
Mark Frank estuda microexpressões que podem indicar que uma pessoa está a mentir
É possível reduzir as expressões faciais para mentir quando se está sob interrogatório, mas não é possível suprimi-las todas.

Quem o afirma é Mark Frank, professor de comunicação na Universidade de Buffalo, EUA, que há duas décadas estuda os rostos das pessoas que mentem.

O estudo ‘Executing Facial Control During Deception Situations’, publicado no Journal of Nonverbal Behavior, examinou se os indivíduos conseguem suprimir as expressões faciais, como movimentos da sobrancelha ou sorrisos, quando estão sob a inspecção de um detector de mentiras.
As conclusões apontam que os indivíduos conseguem suprimi-las até certo ponto, mas não completamente e nem sempre.

Os resultados derivam da codificação de movimentos faciais filmados durante um interrogatório em que os participantes, alguns a mentir, outros a dizer a verdade, foram convidados a suprimir partes específicas de expressões faciais.

Carolyn M. Hurley, investigador na administração de Segurança dos Transportes dos EUA e co-autor do estudo, e Mark Frank descobriram que essas acções podem ser reduzidas mas não eliminadas. E também que as instruções dadas aos sujeitos para suprimirem um elemento de expressão facial resultaram numa redução de todos os movimentos faciais, independentemente de suas implicações para a veracidade.

Apesar destas descobertas, a maioria dos 60 participantes do estudo relataram acreditar que tinham controlado todo o movimento facial durante o interrogatório.

Segundo Mark Frank, “contramedidas comportamentais são as estratégias adoptadas pelos mentirosos para deliberadamente controlarem o rosto ou corpo a fim de enganar os detectores de mentira. Até aparecer este estudo, a ciência ainda não tinha mostrado se os mentirosos poderiam suprimir elementos da sua expressão facial como uma contramedida”.

“Como estratégia de segurança é importante observar e interpretar o comportamento não-verbal durante uma entrevista de investigação, especialmente quando o entrevistado tenta suprimir certas expressões”, afirma o investigador.

O estudo envolveu 33 indivíduos do sexo feminino e 27 do sexo masculino que foram entrevistados sobre o roubo de bilhetes de cinema. Os participantes foram informados que seriam recompensados se conseguissem convencer o interrogador da sua honestidade e seriam punidos se não conseguissem. Todos negaram roubar os bilhetes.

Antes da entrevista, alguns indivíduos foram especificamente instruídos a suprimir a actividade da face superior (que se manifesta através das sobrancelhas) e a actividade da face inferior (manifestada através do sorriso).

“Embora estes movimentos faciais não sejam necessariamente garantia de sinais de engano, a supressão de expressão é claramente uma das estratégias mais populares usadas por mentirosos para enganar os outros”, explicam os cientistas. “Não sabíamos era o quão bem as pessoas conseguiam fazer isso quando mentiam ou quando diziam a verdade”, sublinham.
pesquei na net

Nenhum comentário:

Postar um comentário