A atividade nervosa pode ser afetada por toxinas, traumas e doenças.

  • Substâncias tóxicas interferem nos canais de sódio ou potássio, cujas ações sustentam o potencial de ação. Essas substâncias tóxicas incluem venenos, metais pesados (como mercúrio e chumbo) e anestésicos.
  • O trauma acontece quando os membros ou vértebras sofrem alguma fratura e os nervos próximos a eles são esmagados, comprimidos ou até mesmo cortados. Isso pode resultar em dor, dormência, perda completa da sensação ou do movimento. A extensão do dano e a recuperação dependem da gravidade e da localização do ferimento.
    • Um nervo comprimido é um problema comum. Um osso, articulação ou músculo pressiona um nervo e danifica sua condução, causando dor e dormência. Isso costuma acontecer entre as vértebras na espinha dorsal, onde os discos inchados podem comprimir os nervos quando eles saem. Outro exemplo comum é a síndrome do túnel do carpo (em inglês), onde movimentos repetidos do pulso (como os de digitar em computadores) causam inchaço no túnel ósseo (ossos do carpo) onde os nervos radiais e ulnares passam do pulso até os dedos. A dor no nervo ciático (em inglês) é um problema parecido onde um disco espinhal machucado comprime o nervo ciático da perna causando dor e dormência.
  • Algumas doenças afetam diretamente a função do nervo. Por exemplo, a esclerose múltipla (em inglês) (EM) ocorre quando os nervos revestidos por mielina se degradam, o que afeta a condução nervosa. A EM pode ser causada por uma reação auto-imune, onde o sistema imunológico do próprio paciente ataca os nervos com mielina. A miastenia grave (MG) é uma doença em que a transmissão sináptica entre as células nervosas e musculares fica interrompida.

Os seus nervos devem conduzir impulsos corretamente para você regular o ambiente interno, reagir ao ambiente externo, pensar e aprender. Quando os nervos ficam debilitados, a qualidade de vida e muitas funções do corpo podem ser afetadas.

Para aprender mais sobre nervos, confira os links na próxima página.

Nervos à flor da pele
O idioma inglês está cheio de expressões idiomáticas relacionadas aos nervos. "You've got a lot of nerve!" (Você tem muita coragem!), "He gets on my nerves" (Ele me irrita) "You just have a case of nerves." (Você teve um ataque de nervos). Essas frases vêm de diferentes significados para a palavra. De acordo com o Dicionário On-line de Etimologia, a palavra "nervo" tem as seguintes definições:
  • ousadia (1601)
  • coragem (1809)
  • nervosismo (1839)
  • atrevimento (1887)
  • pesquei na net