Seguidores

sábado, 13 de agosto de 2011

5 coisas que você deve saber sobre Cleptomania

5 coisas que você deve saber sobre Cleptomania




A cleptomania é um transtorno psiquiátrico, no qual o indivíduo não consegue resistir ao impulso de furtar objetos desnecessários para uso pessoal ou de baixo valor monetário. Os objetos tendem a serem guardados, jogados fora ou dados para alguém. Entretanto, algumas pessoas, podem desejar os itens furtados passando a utilizá-los ou mesmo colecioná-los e, ainda, às vezes podem tentar devolvê-los de maneira discreta. Apesar de possuírem o temor de serem presos, não planejam o ato e não consideram as chances de prisão.

Os objetos mais furtados são: roupas, alimentos, cosméticos, dinheiro e utensílios de uso pessoal. Os locais mais comuns de manifestação destes atos são lojas, supermercados, farmácias, na casa de familiares ou mesmo de amigos.

2. Por quais razões a Cleptomania se desenvolve?

As causas da cleptomania são desconhecidas. No entanto, acredita-se que alguns fatores podem contribuir para a motivação ao ato de furtar, tais como: uma reação ao estresse; uma forma de substituir um comportamento agressivo; a busca de uma gratificação inconsciente ao sentimento de tristeza, angústia ou de ansiedade; ou ainda uma resposta a perdas pessoais significativas do passado ou atuais.

3. Como sei identificar se alguém está com esse problema?

Muitas vezes, torna-se difícil identificar as pessoas que furtam, pois elas percebem o seu ato como errado, e por vergonha escondem por muitos anos seu comportamento dos seus familiares, amigos, bem como do seu médico ou psicólogo. Entretanto, os familiares podem ficar atentos ao aparecimento de objetos que fogem ao padrão usual de compras da casa, observando à freqüência com que isso ocorre e também observando o comportamento de presentear os outros sem que exista uma explicação aparente para isso (como por exemplo: aniversário, datas comemorativas, etc.

4. A Cleptomania tem tratamento?

Sim. É importante que a pessoa com cleptomania faça terapia, para que possa aprender a identificar as causas que o levam a furtar e aprender a controlar seus impulsos. Atualmente, a abordagem que tem obtido melhores resultados é a terapia cognitivo-comportamental. O fato da pessoa não conseguir controlar seu comportamento e os mecanismos que envolvem o ato de furtar (antes, durante e depois) geram sentimentos de ansiedade ou deixam a pessoa deprimida, assim, muitas vezes é necessário o uso de medicação.

5. A quem devo buscar para pedir ajuda/auxílio?

Os profissionais que auxiliam no tratamento são o psicólogo e o psiquiatra, pois cabe ao médico avaliar se existem outros sintomas além da cleptomania e se será necessário ou não o uso de alguma medicação.

Um outro fator importante que se torna um empecilho no tratamento da cleptomania é a dificuldade do paciente em procurar ajuda. Por medo, vergonha e culpa os pacientes demoram muitos anos para procurar tratamento e, assim sendo, a motivação do paciente em buscar e aceitar ajuda é um dos primeiros passos a serem dados na direção do seu tratamento e de sua recuperação.

Aparecida R. Christianine – Psicóloga, Coordenadora do Atendimento a pacientes com cleptomania do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (AMITI) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Fac. de Medicina da USP

Consultório particular: (11) 3877- 0015 / e-mail: cidrchris@uol.com.br

Onde achar atendimento gratuito:

Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (AMITI) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Fac. de Medicina da USP.

Fone: (11) 3069-7805 ou www.amiti.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário