Seguidores

sábado, 13 de agosto de 2011

Como funcionam os nervos

Introdução


Pense nisso. Você toca em um objeto quente e imediatamente o solta ou afasta a sua mão da fonte de calor. Você faz isso tão rápido que nem pára para pensar. Como isso acontece? O seu sistema nervoso coordenou tudo. Ele percebeu o objeto quente e avisou os seus músculospara soltá-lo. O seu sistema nervoso, que consiste em cérebro, medula espinhal, nervos periféricos e nervos autônomos, coordena todos os movimentos, pensamentos e sensações que você tem. Neste artigo, vamos examinar a estrutura e as funções do seu sistema nervoso, como as células nervosas se comunicam entre si e com diferentes tipos de tecido e o que pode dar errado quando os nervos ficam danificados ou doentes.


Imagem cedida National Institutes of Health
Os nervos (verdes) e as artérias (vermelhas) na pele de um membro embriônico

O sistema nervoso:

· percebe o ambiente externo e interno;

· transmite informações entre o cérebro e a medula espinhal e também entre outros tecidos;

· coordena movimentos voluntários;

· coordena e regula funções involuntárias, como a respiração, freqüência cardíaca, pressão sangüínea e temperatura corporal.

O cérebro é o centro do sistema nervoso, como o microprocessador em umcomputador. A medula espinhal e os nervos são as conexões, como as entradas, saídas e fios de um computador. Os nervos transportam impulsos eletroquímicos entre diferentes áreas do sistema nervoso, e também entre o sistema nervoso e outros tecidos e órgãos. Os nervos são divididos em quatro tipos:

1. os nervos cranianos conectam os órgãos sensoriais (olhos, ouvidos, nariz, boca) ao cérebro;

2. os nervos centrais conectam as áreas dentro do cérebro e medula espinhal;

3. osnervos periféricos conectam a medula espinhal aos membros;

4. os nervos autônomos conectam o cérebro e a medula espinhal aos órgãos (coração, estômago, intestinos, vasos sangüíneos, etc).

O sistema nervoso central consiste em cérebro e medula espinhal, incluindo os nervos cranianos e centrais. O sistema nervoso periféricoconsiste nos nervos periféricos, e o sistema nervoso autônomo é formado pelos nervos autônomos. Reflexos rápidos, como tirar a sua mão rapidamente de uma fonte de calor, envolvem os nervos periféricos e a medula espinhal. Os processos de pensamento e o ajuste autômono de seus órgãos envolvem várias partes do cérebro e são retransmitidos para os músculos e órgãos através da medula espinhal e dos nervos periféricos/autônomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário