Funções
Executivas
Visão geral
Nós, seres humanos, desenvolvemos a
capacidade de enfrentar desafios e de alcançar metas através do uso de funções
cognitivas de alto nível, chamadas de funções executivas. Estas funções podem
ser vistas como um conjunto de múltiplos processos cognitivos que atuam de
forma coordenada para direcionar a nossa percepção, emoção, cognição e função
motora.
São elas que nos ajudam a planejar e
a decidir quais tarefas devemos prestar atenção e quais delas iremos realizar.
Também são responsáveis pela habilidade de direcionarmos o nosso comportamento
de maneira organizada, estratégica e autorregulada.
Funções
executivas e desenvolvimento cerebral
O lobo frontal é o último a se
desenvolver completamente no final da adolescência e gerencia as informações e
comportamentos de outras regiões cerebrais.
As habilidades executivas começam o
seu desenvolvimento ainda na infância e continuam a se desenvolver durante a
adolescência e início da vida adulta.
Habilidades
envolvidas nas funções executivas
- Para atingir metas ou resolver problemas:
Planejamento: a habilidade de criar
um plano para alcançar um objetivo ou completar uma tarefa.
Organização: a habilidade de criar e
manter o controle de informações e materiais.
Gerenciamento do tempo: a capacidade
de estimar o tempo disponível, como melhor aproveitá-lo e como se manter dentro
do cronograma.
Memória de trabalho: a habilidade de
guardar a informação na mente enquanto desempenha tarefas complexas.
Metacognição: a habilidade de se
observar, se monitorar e de se autoavaliar.
- Para
guiar nosso comportamento durante o processo:
Inibição da resposta: a capacidade de
pensar antes de agir.
Controle emocional (autorregulação):
a habilidade de gerir as emoções com o objetivo de atingir metas ou controlar o
comportamento.
Atenção sustentada: a capacidade de
se manter em uma atividade apesar do cansaço e de distrações.
Iniciar a tarefa: a habilidade de
começar uma atividade sem adiá-la.
Flexibilidade: a habilidade de
revisar os planos em face de obstáculos, novas informações ou erros.
Persistência em direção à meta: a
capacidade de seguir até a conclusão de um objetivo.
Atenção: Os documentos eletrônicos aqui publicados são
propriedade intelectual de Lilian Kotujansky Forte e de Cecília Schapiro
Bursztyn ou de outros contribuintes individuais para o site. Você pode se
referir às informações e citações dos artigos deste site, desde que inclua as referências
e o link que permitam ao leitor de seu artigo localizar a
obra original aqui.
Referência:
Dawson P.; Guare R. Executive
skills in children and adolescents: a practical guide to assessment and
intervention. New
York: Guilford Press, 2010.
Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte
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