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domingo, 25 de setembro de 2011

DIFICULDADES NO RELACIONAMENTO INFANTIL


A criança com dificuldades de relacionamento pode se mostrar um tanto
quanto tímida, agressiva , auto estima baixa , retraida, isolada, falta de comunicação
com os demais, porém estes sintomas podem ser de origem física ou emocional,
sinalizando alguns transtornos como por exemplo:  depressão, transtornos de
aprendizagem, déficit de atenção e hiperatividade, transtornos de comportamento, de
ansiedade, doenças psicossomáticas, problemas de personalidade e, menos
freqüentemente, o autismo e a esquizofrenia. Este é um caso  negativo, podendo
ocasionar maiores complicações futuras e deve ter acompanhamento médico
terapêutico.
Por outro lado, há quem goste de privacidade, não se relacionando como o
normal, preferindo estar só, mas nem por isso deixa a desejar caso alguém a procure.
Este tipo de relacionamento podemos dizer que é neutro por não comprometer a
criança com suas emoções e nem quem está em seu convívio.
Independente da causa, para que a criança se relacione com os demais, o
adulto que está auxiliando deve manter um ambiente de igualdade, afetivo e
respeitável.
Os pais  são os pilares para a construção estruturada do  desenvolvimento
cognitivo e sócio-cultural destas  crianças , a partir das suas vivências e também das
dos outros, Pois a inteligência, a motivação, a curiosidade, históricos culturais, afetivos
emocionais que compõem o meio no qual ela está inserida são fatores  próprios  da
criança.
Os educadores, professores, enfim todos os que fazem parte da escola
devem compartilhar as formas de ajudar na condução do processo de inserção social e
desenvolvimento individual destas crianças .Na atualidade o papel da afetividade na
escola  tem sido assunto muito debatido, e defendido por psicopedagogos,psicólogos,
professores,etc..e os profissionais que adotaram esta prática pedagógica confirmam a
evidência positiva alcançada, nos relacionamentos e  na aprendizagem .

Vanalléria Tiusso Segre Ferreira
Psicopedagoga clínica e Institucio

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