Seguidores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dormir bastante ajuda a evitar a doença de Alzheimer


Uma boa notícia para aqueles que sempre pedem mais 5 minutinhos de sono: o grupo de pesquisas do Dr. David Holtzman da universidade de Washington publicou recentemente um trabalho na revista Science, no qual foi constatado que a privação de sono leva à formação de placas tóxicas de B-amilóide. As placas de β-amilóide, também denominadas placas senis, são um aglomerado de pequenos pedaços de proteína, chamados peptídeos. Elas se formam quando a enzima BACE (Beta Amyloid Cleaving Enzyme) corta a proteína percursora do amilóide (ou APP – sigla em inglês para Amyloid Precursor Protein) numa região específica, o que leva ao surgimento dos peptídeos. Esses peptídeos além de serem altamente tóxicos para os neurônios são também insolúveis e grudam uns nos outros, formando placas senis, que estão presentes nos cérebros de pacientes com doença de Alzheimer.

Existe uma enzima chamada α-APP que corta a proteína precursora do amilóide, dando origem a peptídeos que não são tóxicos e são solúveis, o que permite que sejam eliminados pelas células. Porém o que acontece em pacientes é que aparentemente a enzima BACE passa atuar mais do que a α-APP, e por isso essas placas começam a surgir. No trabalho de Holtzman, observou-se que camundongos que eram forçados a permanecer acordados, tinham um aumento significativo na produção dessas placas que se acumulam no cérebro entre um neurônio e outro, o que dificulta sua comunicação e causa morte dessas células.
Além disso, o grupo também mediu os níveis de β-amilóide no líquor de 10 indivíduos saudáveis durante a noite e durante o dia e constatou-se que à noite, os níveis de β-amilóide são menores, o que sugere que dormir possa ajudar a manter os níveis da amilóide reduzidos. Sabe-se que pessoas que sofrem da doença de Alzheimer têm problemas de sono, porém, o que ainda não sabemos é se isso causa a doença ou se é apenas um sintoma. Holtzman declarou posteriormente que dormir um período considerado regular - de oito horas por dia - já evitaria a formação dessas placas.
Sinopse preparado por: Giselle Izzo
Fonte: Jae-Eun Kang, Miranda M. Lim, Randall J. Bateman, James J. Lee, Liam P. Smyth, John R. Cirrito, Nobuhiro Fujiki, Seiji Nishino, David M. Holtzman. Amyloid- Dynamics Are Regulated by Orexin and the Sleep-Wake Cycle. Science. 2009 Sep 24. [Epub ahead of print

Nenhum comentário:

Postar um comentário