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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pergunta difícil: o que é neurociência?





Neurociência é todo o tipo de investigação sobre o sistema nervoso. Como ele se desenvolve, como ele funciona como ele é parecido e diferente entre indivíduos e espécies. E até como ele deixa de funcionar. 

A neurociência nos revela como o cérebro produz o nosso comportamento. Por que nos emocionamos? Por que precisamos dormir? Como as crianças se desenvolvem? Como tomamos decisões? Enfim, o que somos e o que somos. 

O que faz um neurocientista? 

Há varias maneiras de investigar a estrutura e o funcionamento do cérebro. Mas, em geral, trabalho em um laboratório, fazendo pesquisa, ou em um hospital, se for um pesquisador neorologista. O neurocientista pode ser um biólogo, um médico, psicólogo, físico, engenheiro, filosofo. 

“Eu sou bióloga, neurocientista, fiz pós-graduação nos Estados Unidos, na França, Alemanha. Hoje sou pesquisadora e professora no Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, onde faço o trabalho de pesquisa e divulgação cientifica sobre o cérebro”, se apresenta Suzana Herculano-Houzel. 

Ela é a apresentadora do novo quadro do Fantástico: Neuro Lógica. Com ela você vai aprender porque o bocejo é contagioso, por que guardar segredo é muito difícil. E até a melhor maneira de chamar um garçom. 

O tema de estréia do quadro Neuro Lógica é criança desobediente. A neurociência explica. 

“Não toque", "Não mexa", "Não suba", "Não rabisque aí". 

Crianças, em geral, têm dificuldade de obedecer a ordens que começam por não. 

Sabe por quê? 

A resposta está no córtex pré-frontal, a parte da frente do cérebro, bem atrás da testa. 
Entre muitas outras coisas, ela é responsável por impedir que a gente responda a estímulos de forma automática, sem pensar. 

O problema é que essa parte do cérebro só amadurece na adolescência. E enquanto ela não está madura, a criança responde ao que vê e ouve, fazendo o que dá na telha. 

Às vezes até cérebros adultos têm dificuldade de obedecer a um não. 

Quer ver? Não pense em um elefante cor-de-rosa! 

Conseguiu? 

Aposto que não. 

A imagem de um elefante cor-de-rosa é ativada automaticamente no seu cérebro quando você ouve essas palavras. 

A dificuldade da criança é parecida. Quando escuta "não toque", o cérebro infantil se vê diante de um dilema. 

Palavras como correr, pular, tocar, ativam automaticamente essas ações e o cérebro se prepara para executá-las. Porém, se a ordem vem com um não na frente, o córtex pré-frontal entende que a ação deve ser bloqueada. 

Mas como "isto aqui" ainda não está maduro, o cérebro infantil tem dificuldade para bloquear a ação. 

Portanto, cuidado! Dizer "não pule" a uma criança em cima de um muro pode ser um perigo, um convite ao pulo. 

O que fazer? 

Em vez de "não pula", diga "fica parada", o cérebro da criança não vai ter nenhum dilema para resolver e terá uma chance bem maior de obedecer - e não pular. 

Você que é adulto pode controlar seu ímpeto de dizer não. 

A dica da neurociência, portanto, é simples: dê ordens positivas e ajude o cérebro da criança a obedecer. 

Um comentário:

  1. isto explica o porque de pensarmos que as crianças tendem a fazerexatamente o contrário do que falamos... quando na verdade nós é que falamos de maneira que a incentiva a agir de forma contrária!

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